11 de Julho de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Festas do Bodo com mais acessibilidade, participação e identidade local

7 de Junho 2025

A edição de 2025 das Festas do Bodo está a ser preparada com um compromisso claro: tornar o evento mais acessível, inclusivo e próximo da comunidade. A grande novidade anunciada é a introdução de audiodescrição nos espectáculos principais, pensada para permitir que cidadãos invisuais possam usufruir da programação musical. Paralelamente, será criado um espaço com com uma área dedicada, com boa visibilidade e condições adequadas para pessoas com mobilidade reduzida, incluindo utilizadores de cadeiras de rodas.

“Vamos ter uma coisa inédita: audiodescrição dos grandes espectáculos no Bodo para cidadãos invisuais. Isto é realmente diferenciador e que nós quisemos assumir este ano de 2025 como importante naquilo que é o objectivo de inclusão das pessoas que não podem usufruir como a maioria de nós do Bodo”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, durante a apresentação do evento, que decorreu a 22 de Maio, em pleno Jardim do Cardal.

Mas as novidades não se ficam por aqui. Está já em preparação o Bodo Digital, uma nova plataforma que permitirá aos cidadãos contribuírem com ideias e sugestões para o futuro do evento. “Queremos tornar o Bodo aquilo que os pombalenses quiserem”, sublinhou o autarca, frisando a importância da participação activa da comunidade na construção do evento.

A tradição agrícola também terá lugar de destaque com o regresso do Agrobodo, reforçado este ano com uma mostra de vinhos regionais e, pela primeira vez, o Bodo Pet, um espaço dedicado aos animais de estimação. “Este é o Bodo 2.0. Um momento de partilha e de futuro”, resumiu Pedro Pimpão, salientando ainda o impacto económico da festa, cujo impacto económico ultrapassa os dois milhões de euros na semana do evento.

O cartaz musical acompanha a ambição da programação: Nininho Vaz Maia, Richie Campbell, Bárbara Tinoco, Xutos & Pontapés e José Cid encabeçam um alinhamento artístico que se estende por seis dias e promete atrair milhares de visitantes à cidade. A valorização do talento local continua a ser uma marca do evento, com destaque para as actuações de artistas pombalenses, como Dovecode, Bella Bellux e Carolina Lopes, a par de outros nomes como Mr. Groove & Angel, Usados com Garantia e The Cartel.

A componente electrónica também ganha terreno, com DJs em todas as noites: Menasso, Vito, Xandi, Lino F, Ghira e Kiko garantem a animação madrugada dentro, reforçando o espírito festivo que já é imagem de marca do Bodo.

O palco será ainda partilhado com associações e colectividades do concelho. A Filarmónica Pombalense, o Grupo de Cantares Populares, a associação Costumes e Ideias e a Orquestra Nacional de Jovens protagonizam momentos que celebram a identidade cultural local.

A apresentação oficial do cartaz contou com a presença de representantes de várias entidades, parceiros do município e a actuação especial de José Cid, que brindou o público com um mini-concerto intimista. O artista foi ainda alvo de elogios por parte do autarca: “Todos nós crescemos ao som das músicas de José Cid. É uma lenda viva da música portuguesa”. Com o humor que lhe é característico, o músico respondeu: “Lenda viva é o Nininho Vaz Maia. Eu só estou a gerir a minha decadência”.

Com um programa que une cultura, tradição e modernidade, as Festas do Bodo voltam a afirmar-se como um dos maiores momentos do ano em Pombal. Como sempre, o mote mantém-se: quem vem ao Bodo, volta o ano todo.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM