Promover o território e os vinhos Terras de Sicó continua a ser o principal propósito da Vinália, que a freguesia de Podentes acolhe no fim-de-semana de 28 e 29 deste mês.
O evento vai para a 15.ª edição e mantêm o formato dos últimos anos, com actividades durantes dois dias, em Alfafar e Podentes.
“A Vinália tem vindo a crescer nos últimos anos. Fizemos algumas alterações para potenciar esse crescimento, chamar mais gente, também de fora da freguesia e do concelho de Penela, e a adesão de visitantes tem vindo a notar-se. Por exemplo, no ano passado correu muito bem, batemos o recorde de visitantes das edições anteriores”, realça Anabela Santos, presidente da Junta de Podentes, autarquia que em parceria com a Câmara Municipal dinamiza o evento.
O certame volta também este ano a ser palco do 2.º Capítulo da Confraria dos Vinhos Terras de Sicó, depois de em 2024 ter albergado o capítulo inaugural.
Assim, na manhã de sábado (28), pelas 10h30, em Podentes, decorre a cerimónia capitular, seguido do desfile das confrarias e do almoço.
À tarde, em Alfafar, no Largo da Capela, às 16h00, tem início o sunset [pôr-do-sol] “Vinhos ao entardecer com música”, pretexto para a boa degustação de vinhos certificados e petiscos regionais.
“Após o sunset teremos também no Largo da Capela o arraial vínico, com petiscos e sardinha, e igualmente animação musical por um DJ. Para o sunset e o arraial, as pessoas pagam 10 euros de entrada no recinto e depois têm acesso gratuito aos vinhos e à comida”, explica a autarca.
Na manhã de domingo (29), será finalmente inaugurado o projecto da ‘Rota da Água’, com uma caminhada (9h00) dinamizada pela Associação Caminheiros de Penela, e abre portas o Mercado da Agricultura Familiar e Tradicional, onde cerca de duas dezenas de expositores “mostram” o melhor dos produtos endógenos da região, do vinho ao queijo, do azeite ao mel e às nozes, ou o artesanato.
As jornadas técnicas de vitivinicultura regressam este ano, debatendo “a importância da sub-região Terras de Sicó no mercado vitivinícola”, pelo professor e enólogo José Menezes de Almeida, e “a importância da certificação para a afirmação do território”, por Gonçalo Moura Costa, presidente da Associação Vinisicó.
Após a entrega de prémios da 8.ª edição do concurso de vinho do produtor Terras de Sicó, decorre o almoço aberto a participantes e visitantes.
Durante a tarde, o programa do evento contempla a deslocação a adegas de produtores certificados, para “visitar o presente, brindar ao futuro”, animação de rua pela ‘Tropa Fandanga’ e um concerto pelo grupo Chave D’Ouro, pelas 18h00.
“A Vinália é uma excelente forma de promover a freguesia e justifica bem o investimento financeiro que fazemos para a sua concretização. Tomáramos nós ter mais ao longo do ano”, frisa Anabela Santos, sublinhando o êxito do alargamento do certame para dois dias e a sua extensão a Alfafar, que lhe veio conferir “mais grandeza”.
A uma semana do evento, a presidente da Junta de Podentes afirma que a organização está a trabalhar para que “tudo ainda corra melhor e haja um maior número de visitantes. O ano passado foi bom e este ano acho que vai ser muito bom”, perspectiva a autarca.
Para a realização do evento, a Junta de Freguesia de Podentes e a Câmara Municipal de Penela contam com os apoios da Associação Caminheiros de Penela, Associação Cultural e Recreativa de Podentes, Cooperativa Agrícola de Condeixa-a-Nova e Penela, Associação de Vitivinicultores Vinisicó, O Lugar do Meio e Pátio Rural.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM