No primeiro sábado de Junho, como já é tradição, o Parque Verde da Quinta da Cerca, no Espinhal, volta a ser palco de um reencontro muito especial. O 10.º Encontro dos Amigos do Espinhal, promovido pela Junta de Freguesia, espera este ano ultrapassar os 350 participantes registados na última edição.
“O objectivo é juntar o maior número de pessoas possível, por isso é que se chama Encontro dos Amigos do Espinhal”, explica o presidente da Junta, Luís Dias, ao TERRAS DE SICÓ. “Há pessoas que já só se vêem nesta altura do ano. Vêm de Lisboa, de outras zonas do país e até do estrangeiro. Há quem marque férias só para estar presente.”
O evento, que já se tornou referência local, tem um programa simples mas eficaz: convívio, música, gastronomia e, claro, uma caminhada até à belíssima Pedra da Ferida, “para abrir o apetite”, como brinca o presidente. A caminhada é gratuita e opcional, seguindo-se o tradicional almoço com porco no espeto, arroz, feijão, fruta e bebidas, “tudo à borla”, garante Luís Dias, com um sorriso na voz. A única despesa dos participantes é a t-shirt comemorativa do encontro, que este ano será vermelha, com cravos brancos em homenagem aos 51 anos do 25 de Abril. “Bonita, bonita”, diz o autarca com orgulho.
Apesar de o modelo do evento manter-se fiel às edições anteriores, o espírito é renovado todos os anos. “É um encontro com muito carinho. As pessoas conversam, comem, bebem, estão à vontade num espaço lindíssimo. Vê-se ali a união da comunidade”, sublinha Luís Dias. “Não é só para os mais velhos. Já vêm os netos, os sobrinhos, vêm famílias inteiras. E não é preciso ser do Espinhal, basta ser amigo”, garante.
Durante a tarde, a música também não faltará. Haverá uma apresentação da Filarmónica do Espinhal e, como já é hábito, animação garantida com organista para um ‘pézinho’ de dança, que “não pode falhar”.
Mais do que um simples evento, o Encontro dos Amigos do Espinhal é um verdadeiro regresso às origens, um dia para celebrar laços, partilhar memórias e reforçar o sentimento de pertença a uma terra que, mesmo longe, continua a unir corações.
ANA LAURA DUARTE
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM