Os campeonatos nacionais de ciclismo de estrada serão uma oportunidade para “celebrar o talento e superação”, entre 27 e 29 de Junho nos concelhos de Alvaiázere e Ourém, considerou hoje o presidente da federação.
“É um dos momentos mais marcantes do calendário velocipédico português. Dias em que se celebra o talento, a superação e o orgulho de representar o ciclismo nacional ao mais alto nível. Este é o palco onde os nossos corredores — dos jovens em ascensão aos nomes já firmados nas grandes provas internacionais — mostram a sua garra, perante um público apaixonado”, destacou Cândido Barbosa
As provas de contra-relógio terão lugar na sexta-feira em Alvaiázere, enquanto as decisivas corridas de fundo decorrem no sábado e domingo, em Ourém.
Os percursos vão ser diferentes de acordo com as várias categorias: nos contra-relógios de Alvaiázere, os paraciclistas, as atletas femininas e os sub-23 masculinos vão percorrer 22,2 quilómetros, enquanto os homens da elite terão pela frente um contra-relógio de 25,1 quilómetros.
“O grande desafio passa por encontrar um contra-relógio exigente, onde os ciclistas possam dar o seu melhor. Acreditamos ter encontrado um percurso equilibrado e adequado a verdadeiros especialistas. No caso da elite masculina, o traçado divide-se em três fases: uma parte inicial mais técnica, uma longa recta onde o vento pode ser determinante e uma subida final nos últimos quatro quilómetros, que vai obrigar a uma gestão rigorosa do esforço”, explicou o coordenador técnico nacional, Sérgio Sousa.
Nas competições de fundo, em Ourém, as elites femininas cumprem quatro voltas a um circuito, no total de 90,8 quilómetros, enquanto no sector masculino os sub-23 fazem 145,8 e os elite 174,5 quilómetros.
O paraciclismo terá um circuito próprio de 12,9 quilómetros.
“À semelhança do que acontece nos Europeus e Mundiais, os campeonatos nacionais tendem a ser corridas mais abertas e imprevisíveis. Tivemos também a preocupação de definir um circuito que não condicionasse em excesso a cidade, mas que promovesse o acesso do público a zonas de interesse, como a subida ao Castelo de Ourém — incluída no percurso longo reservado aos sub-23 e elites masculinos”, justificou Sérgio Sousa.
Programa completo:
– 27 Junho, sexta-feira
Alvaiázere – Contra-relógio individual
14:00 Paraciclismo
14:45 Femininas
15:40 Sub-23 Masculinos
16:10 Elite Masculina
– 28 Junho, sábado
Ourém – Provas de Fundo
09:30 Master e Elite Feminina
14:30 Sub-23 Masculinos
– 29 Junho, domingo
Ourém – Provas de Fundo
09:00 Paraciclismo
11:30 Elite Masculina
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM