Matilde Gaspar, nadadora da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), bateu o recorde europeu de natação da classe S21 nos 200 metros bruços. A proeza foi alcançada durante o Campeonato Nacional de Verão de Natação Adaptada, que se realizou no passado fim-de-semana, e surgiu menos de um mês após ter conseguido o mesmo feito nos 1500 metros livres.
A jovem atleta de 18 anos passa, assim, a deter dois recordes sénior e dois recordes júnior europeus. No seu currículo internacional constam ainda quatro medalhas no Campeonato da Europa de Natação para Síndrome de Down e uma no Campeonato do Mundo.
No Nacional de Verão, a nadadora de Condeixa sagrou-se ainda campeã nacional dos 100 e 400 metros livres, dos 200 estilos (em que também fixou nova melhor marca nacional) e dos 200 bruços. Na senda dos títulos da APCC, juntam-se igualmente os nomes de Bárbara Gomes, que chegou a campeã nacional dos 100 metros bruços (e alcançou mais duas medalhas de prata) e de Carolina Lourenço, que igualou essa conquista nos 50 bruços (além de duas medalhas de bronze). A equipa da Associação foi completada por Joel Pereira.
O Campeonato Nacional de Verão de Natação Adaptada 2025 foi disputado nos dias 30 de Maio e 1 de Junho, no Complexo de Piscinas de Rio Maior. Participaram 137 atletas (100 masculinos e 37 femininos), em representação de 37 clubes e associações.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM