O torneio de solidariedade “Acreditar no Futsal” regressa este ano para a sua 18.ª edição, no próximo sábado (7 de Junho), em Condeixa, com muitas novidades e a promessa de continuar a ser “muito mais do que um evento desportivo”. Dos petizes aos veteranos do Walking Football, a vila volta a acolher uma jornada onde o futsal é o pretexto e a solidariedade, a razão.
Com organização jornalista Ricardo Ferreira Santos, mentor do projecto desde 2004, e da Academia de Desportos de Condeixa, o torneio volta a apoiar a Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro. “O bom era a Acreditar não ter razão de existir. Isso seria um excelente sinal”, sublinhou o responsável, lembrando que esta edição continua a ser feita “em memória do meu pai, mas já vai muito além disso”.
A manhã do torneio, que arranca às 9h30 no Pavilhão Municipal de Condeixa, será dedicada aos escalões de formação — petizes, traquinas, benjamins e iniciados — e à tarde entram em campo os infantis, o Walking Football e, pela primeira vez desde 2008, o escalão sénior masculino.
Uma das grandes novidades deste ano é a estreia do Walking Football, modalidade adaptada para maiores de 50 anos, e que ganha cada vez mais adeptos em Portugal. “É uma modalidade que respeita quem já foi atleta ou que simplesmente gosta do desporto. Vai haver um jogo especial, com ligação à Universidade Sénior de Coimbra e à Academia de Condeixa”, revelou Ricardo Ferreira Santos.
O seleccionador distrital Luís Antunes ‘Pichel’ , presença habitual no evento, recordou que participa “desde 2004, tanto como jogador, treinador ou seleccionador distrital” e deixou o apelo: “Enquanto houver crianças e famílias a sofrer, aquilo que podemos fazer é criar este tipo de eventos”. Afinal, “toda a ajuda é pouca”.
Além da competição em campo, o torneio transforma-se também numa grande festa da comunidade, uma vez que está integrado nas comemorações do ‘Dia das Freguesias”, promovido pela União das Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova, onde haverá tasquinhas, espaços de lazer, refeições acessíveis e até a participação de escuteiros locais que, por iniciativa própria, vão doar parte das vendas à Acreditar. “Eles próprios resolveram abraçar esta causa também, o que muito nos enche o coração”, afirmou o organizador.
A receita do evento, incluindo bilhetes, camisolas e outros artigos vendidos ao longo do dia, reverte na totalidade para a associação. No ano passado, a organização conseguiu angariar mais de mil euros. “O bilhete custa dois euros, mas há quem dê mais. Há muita gente solidária”, acrescentou Ricardo Ferreira Santos.
Carlos Canais, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Condeixa, fez questão de sublinhar que “mais do que o dinheiro, é importante promover a causa”. Já Paulo Simões, presidente da União de Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova, enalteceu o espírito de comunidade: “há sempre um espaço para todos nesta missão.”
O torneio, que começou com um grupo de amigos e cresceu com o apoio da Academia de Desportos de Condeixa e de várias instituições locais, tornou-se um marco anual. “Não estamos só a ensinar desporto, estamos a ensinar causas”, lembrou Arlindo Matos, da Academia de Desportos de Condeixa. “Esta é uma das causas que abraçámos desde a primeira hora, com muito carinho”, salienta.
No total, espera-se a participação de cerca de 240 atletas, “dos cinco aos 80 anos”, como destacou Ricardo Ferreira Santos, numa edição que reforça o lema do evento: A Magnis Maxima (“Grandes causas, Grandes efeitos”).
PROGRAMA DE JOGOS:
9h30 | Academia – Académica (Sub-11)
10h30 | Academia – Santa Clara (Sub-15)
11h30 | Academia – Norte e Soure (traquinas)
12h10 | Academia – Norte e Soure (petizes)
14h00 | Academia – Louriçal (Sub-13)
15h00 | Walking Football Academia – ApoSénior
16h00 | Troféu Mário Santos (Seniores) Academia, Condeixa-a-Velha e Venda da Luísa
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM