11 de Julho de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere: FAFIPA 2025 trabalha para ser uma das melhores edições de sempre

8 de Junho 2025

A 43.ª edição da Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e Artesanato (FAFIPA), que decorre de 12 a 15 deste mês, promete ser “a melhor das últimas décadas”, destacando o melhor de Alvaiázere, impulsionando o comércio local, o tecido associativo e promovendo o património e a cultura local.

Momento intenso de afirmação do território e espaço por excelência de convívio anual, o evento junta um vasto conjunto de actividades a um cartaz musical de luxo.

“Este será um ano de crescimento do certame em si, quer a nível da área, quer das próprias actividades. Ao longo destes últimos três anos, temos vindo a consolidar a FAFIPA como o principal certame do concelho, a nossa principal mostra em termos económicos, mas também patrimoniais e gastronómicos, embora aí o Festival do Chícharo também tenha uma vertente muito forte”, afirma o presidente da Câmara, João Paulo Guerreiro, convicto que, “consolidados os processos, estamos em condições de apresentar aquela que será a melhor FAFIPA, se não de sempre, pelo menos das últimas décadas”.

O programa (detalhado na página 20 deste edição) inclui “muitas actividades tradicionais, com os ranchos folclóricos, os jogos tradicionais, a envolvência das associações do concelho, a forte presença do tecido económico e uma aposta muito significativa na animação para os jovens, com insufláveis, carrosséis e pista americana”, destaca o autarca ao TERRAS DE SICÓ.

A feira arranca na próxima quinta-feira (12), com as tradicionais marchas populares, dinamizadas pelas freguesias do concelho, a marcarem a noite do primeiro dia, que culmina ao som do grupo musical Chef Duro & Seus Adversários e do DJ Mendes.

Na sexta-feira (13), Alvaiázere vive o seu feriado municipal, com as cerimónias do Dia do Concelho marcadas para as 15h30. Na ocasião, além das distinções honoríficas, será também formalmente entrregue ao Município o selo de ‘Destino Sustentável’, certificação internacional Biosphere, e também apresentado “um estudo que temos feito em conjunto com a Universidade de Coimbra, do impacto económico que os eventos ao longo do último ano tiveram em Alvaiázere”.

“É importante mostrar às pessoas, através de dados concretos, o impacto de todos estes eventos que fazemos no território, seja ele económico, social ou cultural”, refere João Paulo Guerreiro.

Ainda no mesmo dia, destaque para uma mesa-redonda sobre ‘Agricultura na nossa terra: desafios e oportunidades’, realizada em parceria com a ADECA – Associação de Desenvolvimento Integrado do Concelho de Alvaiázere.

Em dia de Santo António, haverá celebração da eucaristia pelas 19h00 e a noite traz ao palco do parque multiusos o artista Fernando Daniel, num concerto de entrada gratuita, tal como todos os outros do evento.

Tony Carreira promete enchente

A noite de sábado (14) promete uma monumental enchente em Alvaiázere com o concerto de Tony Carreira, mas antes (19h00) actuam os ranchos folclóricos do concelho e realiza-se o XXI Festival de Música Polifónica, dinamizado pela Alva Canto. O dia abre com a disputa de mais um Troféu Santo Huberto, dinamizado pelo Clube de Caçadores de Alvaiázere, que se prolonga pelo fim-de-semana, e o torneio de disc-golf.

O último dia da FAFIPA, domingo (15), conta com o tradicional passeio de tractores (8h00) e o afamado passeio equestre (11h30), com desfile por ruas da vila. A tarde reserva ainda uma grande corrida de toiros à portuguesa, pelas 17h30 e com entrada gratuita, com os cavaleiros Luís Rouxinol, Gilberto Filipe e Moura Caetano.

À noite sobe ao palco a cantora Aurea para um inédito concerto com a Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília.

A mostra de actividades económicas, artesanato e produtos endógenos vai contar com cerca de 110 expositores, “um bocadinho mais que no ano passado, porque conseguimos alargar um pouco o espaço físico do certame”, refere Guerreiro.

Com a mostra de pecuária, recuperada em 2024, a manter-se e também a crescer, a gastronomia, dinamizada por associações concelhias, é outro dos factores de atracção. “Vamos continuar uma relação que tem ocorrido de forma extraordinária ao longo dos anos com as associações, que vão pôr à disposição dos visitantes uma panóplia de iguarias fantástica”, salienta o presidente da Câmara, sobre os oito espaços de restauração e os seis bares do recinto.

Para o edil, o extenso programa reúne “momentos para todos os gostos, para todas as idades, acho que temos um cartaz muito completo, muito sólido e extremamente atractivo para Alvaiázere”.

O autarca estima que o número de visitantes possa este ano ascender aos 30.000, graças a “um cartaz que achamos ser muito apelativo, capaz de trazer a Alvaiázere um número significativo de pessoas, tendo nós organização da FAFIPA bem consolidada, estamos em condições de receber quantas mais melhor, e estamos em crer que vamos também bater recordes a esse nível”, frisa.

Disc-golf chega a Alvaiázere

A realização da FAFIPA vai também ser aproveitada para lançar o campo de disc-golf de Alvaiázere, investimento privado localizado em Marzugueira. O disc-golf [golfe de disco] é uma modalidade originária da América do Norte, que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos em todo mundo e que agora chega ao território de Sicó. O disc-golf, que batalha para ser modalidade olímpica, é jogado como o golfe tradicional, todavia, ao invés dos jogadores utilizarem tacos e bolas, usam um disco de plástico destinado ao arremesso para um ‘cesto’.

Em 2021, Portugal tornou-se membro da Associação Profissional de Disc Golf, existindo no país um total de sete espaços para a prática da modalidade, entre eles, este de Valle d´Encanto, em Marzugueira, com 18 ‘buracos’ (cestos).

“Segundo os indicadores, é a modalidade que tem mais crescimento a nível mundial, quer seja em número de praticantes, seja em expansão geográfica, está a começar em Portugal e nós queremos também aproveitar. Felizmente, temos privados interessados a investir no nosso território e com mais esta valência conseguiremos atrair muitos turistas de outras latitudes e igualmente dar um pouco de quebra na sazonalidade”, salienta o presidente da Câmara de Alvaiázere, João Paulo Guerreiro.

O ‘Alvaiázere Open – Disc Golf by Valle d´Encanto’ decorre ao longo de todo o dia de sábado (14).

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM