Condeixa voltou a afirmar-se como a “vila do futsal solidário” ao acolher, no passado sábado (7), a 18.ª edição do evento “Acreditar no Futsal”. O Pavilhão Municipal foi palco de uma jornada intergeracional de desporto e solidariedade, que reuniu participantes dos 5 aos 78 anos, com o objectivo de angariar fundos para a Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro.
O evento, organizado pela Academia de Condeixa e pelo jornalista Ricardo Ferreira Santos, com o apoio da Câmara Municipal de Condeixa e da União de Freguesias de Condeixa, foi marcado por uma estreia absoluta: o Walking Football, uma variante do futebol destinada a maiores de 50 anos, onde não é permitido correr nem o contacto físico.
A Academia de Condeixa e a ApoSénior – Universidade Sénior de Coimbra deram o pontapé de saída nesta nova vertente desportiva, proporcionando um momento simbólico e bem-disposto. O jogador mais veterano em campo tinha 78 anos. A AF Coimbra, através da sua coordenadora Maria João Negrão, foi distinguida pela organização pelo apoio ao desenvolvimento da modalidade.
No plano competitivo, a festa do futsal contou com equipas de vários escalões e localidades. Os petizes e traquinas de Norte e Soure deram os primeiros toques, seguidos pelos Sub-11 da Académica, Sub-13 do Louriçal e Sub-15 do Santa Clara. A casa ficou bem representada em todos os escalões pela Academia local.
Um dos pontos altos do evento foi o regresso dos seniores masculinos ao Troféu Mário Santos, em homenagem ao pai do mentor do projecto, falecido em 2003. As equipas de Condeixa-a-Velha, Venda da Luísa e da anfitriã Academia de Condeixa animaram o pavilhão com jogos renhidos e carregados de boa disposição – numa tradição que não se cumpria desde 2008.
A arbitragem foi assegurada por Filipa Prata, Ricardo Filipe, Fábio Silva e João Neves, com destaque para a homenagem a Nuno Pereira, que se despediu dos apitos após uma longa carreira no futsal.
Ao longo de quase duas décadas, o “Acreditar no Futsal” tem sido muito mais do que um evento desportivo. É uma celebração da solidariedade, da inclusão e do poder transformador do desporto.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM