O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) realiza, nos dias 3, 10 e 17 de Outubro, mais uma edição do curso de formação sobre a temática dos tumores hereditários. A acção formativa acontecerá em formato presencial, na sede do NRC.LPCC, em Coimbra, é dirigida a profissionais de saúde, preferencialmente a exercer actividade em contextos oncológicos, e tem a duração de 22 horas.
Aprofundar conhecimentos na área dos tumores hereditários, proporcionando, assim, um acompanhamento adequado a doentes e familiares. Este é o principal objectivo do curso de formação sobre tumores hereditários, promovido pelo NRC.LPCC, que acontece em mais um edição ao longo de três dias em Outubro.
Os tumores hereditários representam cinco a dez por cento de todas as neoplasias malignas e podem ser encontrados em todas as especialidades médicas. Atendendo às particularidades deste tipo de tumores e aos cuidados específicos que os doentes irão necessitar, o seu acompanhamento requer frequentemente uma abordagem clínica multidisciplinar de longo prazo, a qual deverá ocorrer preferencialmente em centros especializados. A informação aos doentes sobre a sua condição clínica, os riscos para eles próprios e para os seus familiares e, ainda, sobre as abordagens específicas, diagnósticas e/ou terapêuticas, que poderão ser necessárias, revela-se fundamental. Do mesmo modo, também os familiares dos doentes com tumores hereditários deverão receber informação adequada, sendo igualmente importante a sua avaliação.
Revela-se, assim, fundamental que os profissionais de saúde aprofundem os seus conhecimentos nesta área específica, designadamente os relativos às estratégias actuais de abordagem aos tumores hereditários mais frequentes.
O curso de formação “Tumores Hereditários” pretende proporcionar um enquadramento mais detalhado sobre o tema, além de: dar a conhecer o panorama actual relativo à epidemiologia, abordagem clínica e avanços científicos e tecnológicos na área dos tumores hereditários; apresentar e debater as guidelines de orientação diagnóstica, terapêutica e de vigilância propostas para diferentes tipos de tumores e síndromas hereditárias; fomentar a reflexão em torno de recomendações gerais para a melhor abordagem e acompanhamento a doentes com tumores hereditários e familiares; explorar os objectivos e metodologias de avaliação e intervenção em aconselhamento genético em oncologia; dar a conhecer as implicações psicossociais associadas ao diagnóstico de um tumor hereditário, quer no doente quer na família, e as principais linhas de intervenção psicológica em aconselhamento genético; discutir os aspectos éticos e jurídicos especialmente relevantes no âmbito das doenças genéticas e hereditárias.
Os módulos serão leccionados por formadores especialistas nesta temática e conta com o patrocínio científico de várias entidades reconhecidas na área da saúde. As informações, nomeadamente inscrições e conteúdos programáticos deste curso de formação estão disponíveis no site da LPCC em www.ligacontracancro.pt/tumoreshered.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM