Liliana Pimentel confirmou hoje a candidatura às próximas eleições autárquicas, já anteriormente avançada pelo TERRAS DE SICÓ, encabeçando o movimento ‘Condeixa Novos Caminhos’.
Trata-se de um “novo movimento independente, que nasceu da iniciativa, determinação e convergência de vontades de um grupo de cidadãos que pretende devolver à comunidade local o poder de decidir sobre o futuro da sua terra”, refere a candidatura em comunicado.
“Esta nova plataforma de cidadania constitui-se como uma alternativa política, sem ambiguidades ou agendas partidárias, com uma respiração livre e focada exclusivamente nos interesses de Condeixa e dos condeixenses e na resolução dos seus problemas concretos”, refere a mesma nota, considerando que o movimento “é um sopro de mudança, que aspira a um novo rumo e que convida todos a juntar-se e a fazer este caminho, lado a lado”
Para o movimento liderado por Liliana Marques Pimentel, “é preciso romper com círculos viciosos, sacudir o torpor e o alheamento: só mobilizando os cidadãos, implicando-os no processo de discussão de ideias e de tomada de decisões é possível fazer diferente, fazer mais, fazer melhor”.
“Trata-se de um projecto agregador, que procura envolver cidadãos das sete freguesias, com diferentes percursos profissionais e cívicos, mas unidos pelo desejo comum de construir um futuro mais próspero, sustentável e participado para o concelho”, reforça o comunicado, para depois sublinhar que “a governação local deve ser feita com proximidade, empatia, transparência, ética e competência” e que o ‘Condeixa Novos Caminhos’ tem como pilares “a autonomia face a estruturas partidárias, o estímulo à participação cívica activa, a garantia de transparência na gestão autárquica, uma postura humanista e de proximidade com as populações de todas as freguesias e um alinhamento com os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que garanta qualidade de vida às gerações actuais e futuras”.
Revelando estar já em curso “um processo de auscultação da comunidade e de construção colaborativa do programa eleitoral, convidando todos os munícipes a participar activamente na definição das propostas”, o movimento afirma-se um “projecto aberto, de todos e para todos os que amam Condeixa e acreditam no seu potencial, [e] há que ouvir as ideias, as preocupações, mas também as esperanças da população”.
‘Condeixa. Novos Caminhos’ apresenta também a sua imagem, “pensada para comunicar os valores que defende”. “O ‘C’ de Condeixa é o elemento central, preenchido por múltiplas setas, ou vários sentidos, a convergir. Cada seta projecta novas ideias, novas pessoas e novos caminhos, um símbolo de dinamismo, de inclusão e de renovação colectiva”, refere o comunicado, notando que setas simbolizam também as sete freguesias que compõem o concelho de Condeixa e que “cada seta reflecte a união e a força de cada freguesia, todas a apontar para o futuro e para o desenvolvimento conjunto, projectando uma rede de acções e propósitos alinhados com os objectivos da comunidade”.
O movimento anuncia para as próximas semanas mais detalhes sobre as suas propostas, equipa e formas de participação pública.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM