O Mercado do Avelar, no concelho de Ansião, vai ser oficialmente inaugurado no próximo dia 12 de Abril, após uma intervenção que visou a sua requalificação e dinamização como espaço de proximidade, comércio e promoção de produtos endógenos.
O investimento, que rondou os 100.000 euros, surgiu no âmbito de uma candidatura conjunta dos seis municípios que integram o território das Terras de Sicó, no quadro do Plano de Desenvolvimento Estratégico. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Ansião, trata-se de um “investimento para o futuro, para a comunidade, para os nossos produtores e para os nossos produtos”.
Com esta intervenção, pretende-se “valorizar o mercado semanal que ali decorre aos sábados de manhã, dotando o espaço de melhores condições para os produtores locais e promovendo uma maior atractividade junto da população”. A gestão do espaço será assegurada pela Junta de Freguesia de Avelar, que já gere o espaço, e terá como missão dinamizar o local com a presença constante de produtores e produtos regionais.
“O Mercado do Avelar ganha assim uma nova centralidade na economia local, integrando-se numa estratégia mais vasta de promoção dos mercados locais no território das Terras de Sicó”, sublinha o autarca. A iniciativa é ainda vista como complementar à futura requalificação do Mercado Municipal de Ansião, actualmente em fase de reformulação do concurso público.
“Embora o espaço esteja já concluído há algum tempo, a data de inauguração simbólica é agora possível, e marca também o arranque efectivo da actividade com os produtores no local”, afirma António José Domingues.
Assim, a 12 de Abril, a inauguração do Mercado do Avelar será marcada por um dia repleto de actividades para toda a família. O evento começa às 8h30 com animação musical a cargo do grupo de gaiteiros ‘C’A Gaita’. Às 10h30, será realizada a cerimónia de inauguração do espaço, com direito a exposição de produtos locais. Às 11h30, um ‘showcooking’ intitulado ‘Sicó à mesa’ apresentará pratos regionais, com harmonização de vinhos, pelos alunos ETP Sicó e pelo escanção Paulo Pechorro. O dia continua com um almoço convívio, às 13h00, onde será servida a tradicional sopa da pedra. Às 15h00, o evento é encerrado com uma animada actuação do Rancho Infantil das Serras de Ansião.
Concurso para requalificação do Mercado de Ansião “ficou deserto”
O concurso público lançado pela Câmara Municipal de Ansião para a requalificação do mercado municipal da vila sede “ficou deserto, sem qualquer proposta por parte de empreiteiros”. O resultado surpreendeu o executivo, que considerava o valor base de licitação como “adequado”, assume António José Domingues.
Segundo o presidente da autarquia, esta “situação reflecte a actual realidade do mercado da construção, marcada pelo aumento generalizado dos custos e pela falta de disponibilidade das empresas para avançar com novas obras”, lamenta.
Face ao impasse, “a Câmara procedeu a uma revisão orçamental, recentemente aprovada em Assembleia Municipal, que permitirá aumentar a dotação do concurso em mais 400.000 euros”, esclarece. O novo valor base será de 1,9 milhões de euros, o que, segundo o autarca, “deverá ser mais atractivo e viabilizar o lançamento de um novo procedimento”.
A obra de requalificação do mercado de Ansião é considerada “uma prioridade estratégica” no actual quadro comunitário de apoio e o município espera conseguir, agora, concretizar este projecto “de grande importância para a vila”.
ANA LAURA DUARTE
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM