O Município de Soure já tem operacional a equipa do Projecto Radar Social, que visa reforçar a intervenção social no concelho, identificando e apoiando pessoas em situação de vulnerabilidade. A equipa foi oficialmente apresentada em Setembro de 2024, durante o plenário do Conselho Local de Acção Social (CLAS).
De acordo com a nota de imprensa enviada pela autarquia, o Radar Social pretende “fortalecer a capacidade de intervenção das entidades da Rede Social do concelho, no apoio social às situações de vulnerabilidade”, abrangendo casos de pobreza, exclusão social ou discriminação em várias dimensões.
A iniciativa destaca-se pelo envolvimento activo da comunidade local, incentivando cidadãos, vizinhos ou transeuntes a colaborar na identificação de situações graves ou muito graves. “A colaboração da comunidade pode ser a de – simplesmente – um vizinho, um transeunte ou qualquer outra pessoa informar a equipa do Projecto Radar Social que conhece uma pessoa, um idoso, uma criança ou um agregado familiar que estão em situação de vulnerabilidade”, refere a nota de imprensa.
Entre os casos sinalizados, incluem-se situações como precariedade habitacional, carência alimentar, falta de vestuário adequado, abandono de idosos, problemas de alcoolismo, violência doméstica ou desemprego. A participação da comunidade poderá ser feita de forma anónima.
Segundo a mesma nota, após a identificação e mapeamento das pessoas e famílias em risco, estas serão encaminhadas para a Rede de Serviços de Atendimento e Acompanhamento Social ou para os parceiros da Rede Social concelhia.
Além do apoio directo, o projecto tem como objectivo “desenvolver um trabalho de parceria e de cooperação com toda a população e entidades – locais, regionais e nacionais – que prestam serviços de apoio e acompanhamento social”, promovendo o (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social.
A implementação deste projecto decorre no âmbito da medida C03-i01-m03 – Radar Social, integrada no investimento Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O projecto tem uma duração prevista de 27 meses e está actualmente em funcionamento no Centro de Inovação Social (CIS) de Soure.
Para mais informações ou para sinalizar situações de vulnerabilidade, os interessados podem contactar através do número 239 506 550 ou do e-mail radar.social@cm-soure.pt.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM