O primeiro Orçamento Participativo Jovem de Soure já tem vencedor: o projecto “Campo de Padel em Vila Nova de Anços” arrecadou a maioria dos votos e será concretizado pela autarquia. O resultado foi anunciado este sábado (8) numa sessão pública organizada pelo Município, que revelou ainda um bónus para os jovens participantes – o segundo projecto a concurso também sairá do papel.
A iniciativa, que pretende envolver a juventude na vida política local, foi lançada em Setembro de 2024 com um orçamento de 20.000 euros para financiar a proposta mais votada. Podiam concorrer jovens entre os 14 e os 30 anos, residentes, estudantes ou trabalhadores no concelho de Soure. Apesar de quatro candidaturas apresentadas, apenas duas cumpriram os requisitos e foram submetidas a voto: “Campo de Padel em Vila Nova de Anços” e “Uma Viagem Sourense”.
A votação contou com a participação de 414 cidadãos. O projecto vencedor destacou-se com 324 votos, deixando para trás a proposta de carácter turístico e cultural, que somou 90 votos. O Presidente da Câmara de Soure, Mário Jorge Nunes, e o vereador responsável pelo pelouro da Juventude, Gil Soares, anunciaram os resultados e elogiaram ambas as propostas.
Mas a grande surpresa da tarde foi a decisão da autarquia de dar luz verde também ao projecto derrotado. “Uma Viagem Sourense”, que propõe uma iniciativa de promoção turística e cultural do concelho, será igualmente desenvolvido. “Queremos incentivar os jovens a continuar a participar e a contribuir com ideias para o futuro de Soure”, destacou o autarca.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM