O futuro da floresta vai estar em debate na segunda-feira, a partir das 14:30, no auditório da Junta de Freguesia de Abiúl, no concelho de Pombal.
A iniciativa do município vai abordar as principais ameaças e oportunidades para a gestão sustentável da floresta, explorando soluções inovadoras e estratégias para garantir a sua preservação e valorização.
O encontro surge tendo em conta que a floresta desempenha um papel fundamental no equilíbrio ambiental, na economia e na qualidade de vida das nossas comunidades, e os incêndios, o abandono dos terrenos florestais, as espécies invasoras e as mudanças climáticas,
são desafios crescentes que a floresta enfrenta.
Os trabalhos iniciar-se-ão com as intervenções de Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal e de Sandra Barros, presidente da Junta de Freguesia de Abiul. Seguir-se-á a abordagem do tema “A floresta da nossa região” com as intervenções de Oriêncio Pereira, coordenador do Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal (CIMRL) e Carlos Vila, presidente da Associação de Produtores Florestais de Pombal, sob a moderação da vereadora da Câmara Municipal de Pombal, Catarina Silva.
Por sua vez, o jornalista e economista Luís Marques, moderará o painel sobre “Os desafios da gestão da floresta” que contará com as participações de Joaquim Sande Silva, Professor da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra e de Henrique Pereira dos Santos, arquitecto paisagista.
A sessão de encerramento está prevista para as 17h00 com a presença de Rui Ladeira, Secretário de Estado das Florestas.
A participação é gratuita, mediante inscrição para gtf@cm-pombal.pt
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM