O Município de Soure deu mais um passo na promoção da igualdade de género ao aderir à Rede de Autarquias para a Igualdade (REDE). A decisão foi aprovada por unanimidade pelo Executivo Municipal, reforçando o compromisso da autarquia na luta contra todas as formas de discriminação.
De acordo com a autarquia, com esta adesão, será celebrado um Acordo de Adesão com a Questão de Igualdade – Associação para a Inovação Social, entidade que coordena o projecto em parceria com várias autarquias nacionais, o Centre For Gender and Equality da Universidade de Adger, na Noruega, e financiado pelo EEA GRANTS no âmbito do Programa Conciliação e Igualdade de Género, gerido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).
A REDE tem como principal objectivo a integração do princípio da igualdade entre mulheres e homens nas políticas locais, promovendo a conciliação entre vida profissional, familiar e pessoal. A iniciativa visa ainda dinamizar boas práticas, fomentar a reflexão conjunta entre municípios e incentivar a criação de medidas inovadoras para combater desigualdades.
A adesão de Soure a esta rede insere-se na estratégia municipal para a igualdade, reflectida no Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação. No âmbito desta política, a autarquia já assinou o Protocolo de Cooperação entre a CIG e a ANMP, implementou o Gabinete de Igualdade e Apoio à Vítima (GIAV), criou a Equipa para a Igualdade na Vila Local (EIVL) e subscreveu a Carta Europeia para a Igualdade dos Homens e das Mulheres na Vida Local.
Com este compromisso, Soure junta-se a outros municípios que já fazem parte da REDE, como Aljezur, Amadora, Cascais, Loulé, Mangualde, Odemira, Palmela, Póvoa de Lanhoso e Vila Nova de Gaia, reforçando o esforço conjunto para construir uma sociedade mais igualitária e justa.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM