“Estes são os primeiros passos de uma caminhada que desejamos que seja longa, ao serviço da população do concelho de Ansião”, afirmou Gabriela Rodrigues, coordenadora da USF Ancião (assim mesmo, à antiga, com ‘c’), durante a abertura da nova unidade de saúde. A médica destacou ainda o trabalho e a colaboração de todos os profissionais envolvidos, que tornaram este projecto uma realidade.
De acordo com a nota de imprensa enviada pela Unidade de Saúde Local (ULS) de Coimbra, a USF Ancião vem reforçar a resposta assistencial à população, promovendo acessibilidade, proximidade e qualidade no atendimento. Com uma equipa composta por 21 profissionais, incluindo seis médicos, oito enfermeiros e seis administrativos, a unidade prevê atender 12.185 utentes. A faixa etária predominante situa-se entre os 7 e os 64 anos, representando mais de 5.700 utentes. Além do atendimento na sede, a USF prestará também cuidados domiciliários.
“A equipa está muito motivada para iniciar este novo projecto, diferenciador, com profissionais altamente qualificados, que querem estar ao serviço dos nossos utentes e das suas famílias, assumindo o compromisso de assegurar a prestação de cuidados em proximidade, de forma personalizada”, acrescentou Gabriela Rodrigues.
A abertura desta unidade insere-se na estratégia de expansão da ULS de Coimbra, que, em 2024, implementou 22 novas USF modelo B. Actualmente, a USF Ansião torna-se a 34.ª unidade deste modelo na rede, consolidando o compromisso da ULS de Coimbra em elevar a qualidade da assistência médica na região.
A sede da USF Ancião passa a funcionar de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 20h00. Além disso, a unidade conta com polos de atendimento descentralizados, cada um com horários ajustados para garantir a cobertura da população.
Horários de funcionamento
Assim, o pólo de Alvorge funcionará à terça-feira (10h00-16h45), quinta-feira (14h00-16h00) e sexta-feira (09h00-13h00); o pólo de Santiago da Guarda estará de portas abertas à segunda e quarta-feira (09h00-16h45), terça e sexta-feira (9h00-13h00) e quinta-feira (09h00-13h00). Em Avelar, o pólo de saúde passa a funcionar à segunda e quarta-feira (09h00-17h00), quinta-feira (10h00-16h45) e sexta-feira (09h00-13h00), e o pólo de Chão de Couce funciona à segunda e quinta-feira (9h00-17h00), terça-feira (09h00-16h45) e sexta-feira (09h00-13h00).
Centro Atendimento Clínico em Avelar com investimento de 364.000 euros
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra vai investir em 2025 mais de 850.000 euros nos três centros de Atendimento Clínicos (CAC) que entraram recentemente em funcionamento, no âmbito de parcerias com estruturas do sector social.
No total, são 876.810 euros a distribuir pelos CAC Avelar (364.000 euros), CAC de Cantanhede (163.050 euros) e de Oliveira do Hospital (349.760 euros).
“Este montante reflecte o compromisso da ULS de Coimbra com soluções inovadoras e descentralizadas de resposta à doença aguda, promovendo proximidade e eficiência”, justificou a administração da ULS de Coimbra à agência Lusa, salientando que os montantes diferem de acordo com o nível de serviço e horário de funcionamento.
De acordo com a administração, os três CAC em funcionamento vão representar uma poupança de mais de um milhão de euros para o erário público.
Contactado pelo TERRAS DE SICÓ, Pedro Jacob, director da Fundação Nossa Senhora da Guia, detentora do Hospital de Avelar, afirmou desconhecer “qualquer verba ou anúncio para investimento no CAC de Avelar”, depreendendo que o valor em causa seja para a “exploração e funcionamento” da unidade.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM