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Consórcio da Mota-Engil com única proposta para alta velocidade entre Oiã e Soure

8 de Janeiro 2025

O consórcio Lusolav II, que integra a Mota-Engil, foi o único com uma proposta válida para a concessão da linha ferroviária de Alta Velocidade entre Oiã e Soure, da ligação Porto – Lisboa, adiantou ontem (7) a Infraestruturas de Portugal (IP).

Em comunicado, a IP disse que “foram conhecidas as propostas ao concurso público com publicidade internacional para a concessão da linha ferroviária de Alta Velocidade entre Oiã e Soure, que integra a 1.ª de três fases da nova ligação ferroviária Porto – Lisboa”.

Segundo a sociedade, o júri do concurso reuniu-se esta manhã para abrir as propostas submetidas na Plataforma de Compras Públicas.

Neste âmbito, destacou, “informa-se que foram carregados dois documentos com a tipologia ‘proposta e documentos complementares’”.

“Após proceder à abertura dos referidos documentos, pelas 10:13, verificou-se que um dos documentos corresponde efectivamente a uma proposta apresentada pela Lusolav III – Gestão da Ferrovia de Alta Velocidade, S.A., Agrupamento Complementar de Empresas constituído pela Mota-Engil, Engenharia e Construção, S.A. Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A., Casais – Engenharia e Construção, S.A., Alves Ribeiro, S.A., Conduril – Engenharia, S.A. e Construções Gabriel A.S. Couto, S.A.”.

Já o documento “apresentado pela empresa Viamapa – Serviços de Topografia SA, corresponde a uma declaração de não apresentação de proposta, pelo que não foi considerada esta entidade como concorrente”.

Assim, o júri publicou, às 10:46, na Plataforma de Compras Públicas “a lista dos concorrentes ao concurso público com publicidade internacional para a concessão da linha ferroviária de Alta Velocidade entre Porto (Campanhã) e Oiã, da qual constava, apenas, o consórcio Lusolav III – Gestão da Ferrovia de Alta Velocidade, S.A.”.

Em Outubro, o Governo adjudicou ao consórcio Lusolav, liderado pela Mota-Engil, a concessão da linha ferroviária de Alta Velocidade entre Porto e Oiã.

O júri do concurso tinha recomendado, antes disso, a adjudicação do primeiro troço ao consórcio, o único concorrente que avançou para a fase final do procedimento.

Lusa


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