15 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure tem o ‘bairro comercial digital’ mais avançado do país

20 de Dezembro 2024

“Soure é o bairro digital mais avançado do país e devemos orgulhar-nos disso”, afirmou Teresa Pedrosa, vice-presidente da Câmara Municipal de Soure, durante a apresentação oficial do projecto “Soure Comercial – Bairro Digital”, que assinala um marco na modernização do comércio local.

Este projecto pioneiro, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e desenvolvido em parceria com a Associação Empresarial de Soure e a Direcção-Geral das Actividades Económicas (DGAE), coloca Soure na liderança nacional no uso da tecnologia para revitalizar o comércio tradicional.

Com um investimento de 522.639 euros, o projecto integra ferramentas inovadoras que já transformam as principais artérias comerciais da vila. Os comerciantes e consumidores podem, assim usufruir de cinco ‘mupis’ interactivos, estrategicamente posicionados, que oferecem informações em tempo real sobre promoções, eventos e serviços municipais, “fomentando uma ligação dinâmica e directa entre a comunidade e o comércio local”.

O “Soure Comercial – Bairro Digital” também introduziu dois cacifos digitais disponíveis 24 horas por dia, cujo objectivo é proporcionar uma experiência segura e conveniente para a recolha de encomendas. Também “a conectividade da vila foi reforçada com a instalação de quatro antenas wi-fi que cobrem as principais áreas comerciais, garantindo acesso gratuito à internet e promovendo o uso de plataformas digitais”.

Além disso, a tecnologia de realidade aumentada permite que os visitantes explorem virtualmente os pontos de interesse turístico de Soure, de forma a “valorizar o património local e a incentivar o turismo”. O projecto inclui ainda um marketplace digital, acessível através de um site e uma aplicação móvel, que facilita compras online e oferece uma experiência integrada entre o físico e o digital, destacando-se como um modelo de modernização comercial.

Visão de futuro

Para Teresa Pedrosa, o impacto do projecto vai além do comércio: “Damos um passo enorme na modernização do nosso concelho. Este é um projecto que toca não apenas os comerciantes e os seus negócios, mas é um projecto que a todos nos envolve.”

A vice-presidente da autarquia sublinhou que a iniciativa é uma resposta aos desafios contemporâneos de mobilidade, demografia e transformação digital.

“Queremos construir um tecido comercial adaptado aos mercados locais, mas capaz de penetrar noutros mercados e canais de venda”, afirmou.

A vereadora destacou também o compromisso do município em assegurar a continuidade do projecto após o término do financiamento.

Por seu turno, Fernanda Ferreira Dias, directora-geral da DGAE, reforçou a importância do projecto “Soure Comercial – Bairro Digital” no contexto nacional e a necessidade de maximizar o impacto dos fundos disponíveis. “Cabe à equipa local aplicar bem o dinheiro e assegurar que os comerciantes tenham retorno visível”, afirmou, destacando ainda o papel fundamental dos dados, “hoje em dia, imprescindíveis”, para compreender o perfil dos consumidores e criar estratégias de atracção.

Além disso, Fernanda Ferreira Dias enfatizou o poder do marketing para alavancar o sucesso comercial frisando que “a pessoa mais importante é a do marketing, porque até o melhor produto do mundo não vende se ninguém o conhecer”.

Com uma adesão expressiva de 78 participantes, de um total possível de 92, incluindo 40 comércios, 28 serviços e 10 estabelecimentos do canal Horeca, que representa um índice de adesão de 84,4%, o “Soure Comercial – Bairro Digital” já é visto como um exemplo de sucesso, reflectindo “o entusiasmo e a confiança dos comerciantes e prestadores de serviços locais no impacto positivo que este projecto trará para a vila”.

A autarca Teresa Pedrosa reforça que a liderança nacional do projecto, “o bairro digital que está na fase mais avançada”, é motivo de orgulho.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM