A (ainda) maior exposição de pais natais de Portugal, com 5.000 figuras, vai estar patente no FICA- Festival de Inverno no Concelho de Alvaiázere, que arranca na próxima sexta-feira (13) para três semanas a espalhar a magia da quadra festiva. Uma ‘pista de ski infinita’, “inovadora e única no país”, para miúdos e graúdos, é outra das atracções para o evento deste ano.
“Vamos manter a maior exposição de pais natais do país, desta vez aumentámos 2.000 pais natais, para 5.000, com uma dinâmica diferente daquilo que foi no ano passado, tornando-a mais interactiva”, refere João Paulo Guerreiro, presidente da Câmara de Alvaiázere, município que organiza o evento de entrada gratuita.
O autarca explica que, no âmbito de um protocolo com a coleccionadora Clarisse Rodrigues, a edilidade tem à disposição um espólio de cerca de 10.000 pais natais e que parte desse acervo esteve patente na edição do FICA de 2023 e agora será reforçado.
Outra das novidades de 2024 é uma ‘pista de ski infinita’. “É um equipamento que permite simular a experiência de esquiar sobre a neve, criada artificialmente, explica Guerreiro ao TERRAS DE SICÓ, antevendo “momentos muito agradáveis a praticar uma modalidade que é pouco habitual de se conseguir praticar em Portugal e, sobretudo, na nossa região”.
A tenda a instalar no Parque Multiusos, onde decorrerá o evento até 5 de Janeiro, será este ano necessariamente maior e volta a contar com várias outras diversões, como a Casa do Pai Natal ou a pista de gelo, e um Mercado de Natal “para envolver e dinamizar a economia e os produtos locais”, bem como diversos espectáculos, alguns destinados ao público infantil, que animarão os visitantes.
David Antunes sobe ao palco na primeira noite (13), enquanto os GNR, que falharam a actuação em Outubro no Festival do Chícharo devido ao mau tempo, animarão o sábado (14) e Íris Maravilha o dia seguinte (15).
Na sexta-feira, dia 20, dá música o famoso Padre Guilherme, terminando a noite ao som dos DJ´s Attilo e Ricardo. O espectáculo “Para Sempre Marco”, dedicado a Marco Paulo, promete atrair a Alvaiázere muitos fãs do falecido cantor na noite do dia 21, numa noite que culminará com o puro divertimento do projecto Smells Like 90’s. Miss Cindy actua no dia 22 para animação dos mais pequenos.
A irreverência de Eduardo Madeira chega ao FICA no dia 27, juntamente com Carlos Vidal, numa noite dedicada ao humor, enquanto o popular Toy é a grande atracção musical do dia 28.
E a Passagem de Ano será feita ao som de Big Show Circus e SóRitmo, depois da “experiência muito agradável de 2023, onde tivemos um muito bom retorno por parte das pessoas, e este ano esperamos que seja ainda melhor”, afirma o autarca.
Superar expectativas
João Paulo Guerreiro destaca também o envolvimento das associações e juntas de freguesia do concelho na realização do festival, sobretudo, na dinamização dos bares instalados no recinto, bem como no apoio à Carrinha do Pai Natal, que visitará escolas, IPPS e outras instituições.
Na quarta edição, a Câmara de Alvaiázere mantém a aposta em tornar o FICA “uma referência na região, dos mais típicos da época natalícia, cheia de divertimento, de alegria e de muito amor em família”.
“Queremos atrair visitantes, consolidar e projectar a região e o território de Alvaiázere para todo o país. Creio que o temos conseguido e queremos também que os alvaiazerenses nesta época de natalícia, criem um laço estreito na nossa comunidade, tenham aqui um período, um local, um motivo para saírem de casa nestes dias frios e conviverem uns com os outros, potenciando quer a amizade, quer a economia local”, enfatiza Guerreiro.
O evento conta também com o habitual concurso de presépios e, a fechar, o Cantar dos Reis.
Numa vertente mais solidária, o festival terá no dia 15 um passeio de BTT e no dia 21 um mini-trail e caminhada nocturna, com os participantes a serem convidados, como inscrição, a doar bens alimentares que serão entregues à LASA – Loja de Apoio Social de Alvaiázere.
“Felizmente, a cada evento que realizamos as expectativas vêm-se superando e acho que este FICA não vai ser excepção e vai superar as nossas expectativas”, perspectiva o autarca.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM