17 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

NATÉRCIA MARTINS

Borboletas

6 de Dezembro 2024

Numa tarde de sol, na minha varanda, pousou uma borboleta num malmequer plantado além, num vaso.

Ver uma borboleta na casa é sinal de transformação, uma vez que representa o acto de renovar. Significa a presença divina ao nosso redor. As coloridas significam alegria, felicidade e bem-estar. Representam a renovação e mudança de vida.

Traz com ela boas notícias. Bem que estou a precisar. Segundo a cultura popular, carrega com ela, além, de boas notícias, visitas e encontros com gente que não vemos há anos. Quem pensaria que uma lagarta feia e nojenta que come as couves, se pode transformar naquela borboleta linda, frágil e colorida. Há borboletas com desenhos nas asas. São dignas da paleta de artista. As duas asas são simétricas. A cor é o resultado de milhares de escamas que reflectem a luz com diferentes cores. São formadas por quitina. A cor é o resultado de milhares de escamas que reflectem a luz. Algumas têm nas asas um grande olho pintado. É para que os predadores pensem que é muito perigosa.

Elas sofrem metamorfoses que consiste em ovo, larva, pulpa e adulto ou insecto perfeito.

Algumas tal como as monarcas, migram para longas distâncias. Podem migrar entre continentes, atravessando o oceano sempre a voar apenas descansando onde podem apenas por pouco tempo.

Enquanto lagartas comem tudo: couves tenras, alfaces e pequenos ou rebentos das plantas. Desde que seja tenro, vai tudo!

Onde é que aqueles “bichos” metem tanta comida? Também não sei! No entanto como borboleta, contribui para a polinização. Muitas plantas precisam destes agentes polinizadores. Transportam o pólen com as patas e seus corpitos leves. Sabemos que se as borboletas ou as abelhas morressem, o mundo e os seus habitantes também não sobreviviam. Acabada a polinização, não pode haver vida. As borboletas têm dois pares de asas cobertas de minúsculas escamas e um tubo que serve para sorver o néctar. Esta tromba, quando em repouso está enrolada. Há borboletas diurnas e nocturnas. Se vir uma borboleta com as asas para cima é porque está em repouso. Uma borboleta pode pesar 3 gramas. Quando larva, para virar crisálida dependuram-se numa folha, de cabeça para baixa, abre uma fenda na pele, nas costas. Assim surge a crisálida. Enquanto adulta vive das reservas e complementa essas reservas com o néctar das flores.

Quanto tempo duram as borboletas? Possuem uma vida intensa, mas não muito longa. Podem durar duas a quatro semanas após sair do casulo. Sai do casulo por um buraquinho que ela própria faz. O seu corpo é composto por três partes: cabeça, tórax e abdómen. Têm seis patas e dois pares de asas. São animais de sangue frio, portanto precisam do calor solar. No Outono e Inverno as borboletas estão em estado larvar ou lagartas. Está frio e enquanto lagarta não precisa do calor solar.

Como comunicam entre si? Comunicam com sinais químicos. Portanto, os machos produzem feromonas para seduzir as fêmeas. Outros podem comunicar por sons.

São temas de canções, histórias e artes visuais. São a delícia dos pintores.

Mas também há um lado negro destes animais. Pois é, alimento de pássaros, aranhas e lagartos.

As borboletas movimentam-se de flor em flor transportando com elas o pólen e isso ajuda as frutas e vegetais e mesmo outras flores a produzir as sementes. Segundo a revista ‘The Ecologist’, as borboletas são utilizadas por ecologistas como indicadores quando se trata de alterações climáticas. Se o jardim atrai borboletas é porque há por ali plantas saudáveis.

Precisamos das borboletas? Claro que sim! Sem elas, não se produziam algumas frutas, plantas e mesmo flores.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM