21 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Bombeiros de Ansião celebram 67 anos este domingo e distinguem associações locais

21 de Dezembro 2024

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ansião (AHBVA) celebra este domingo (22) o seu 67.º aniversário, com destaque para a atribuição de medalhas a nove associações do concelho e a criação de uma nova escola de estagiários, composta por 20 novos elementos. A iniciativa visa reconhecer o apoio das colectividades locais e reforçar o corpo activo da corporação, que enfrenta desafios crescentes no recrutamento de voluntários.

José Antunes, comandante da corporação, sublinha a importância da homenagem às associações que, ao longo do ano, têm colaborado com os bombeiros em várias iniciativas. “Estas entidades realizam eventos e angariam fundos em prol dos bombeiros. Esta é a nossa forma de agradecer e reconhecer o trabalho essencial que têm feito”, afirma.

Relativamente à nova escola de bombeiros estagiários, José Antunes destaca que se trata de uma notícia excepcional, “especialmente num contexto em que a captação de novos elementos tem sido difícil. Conseguimos abrir uma escola com 20 novos estagiários, algo que não víamos há mais de uma década. É um número fora do normal, que nos enche de orgulho”, refere. O comandante acrescenta ainda que este crescimento surge “num momento contra a corrente, quando as dificuldades no recrutamento têm sido uma constante em todo o país”.

As motivações dos novos estagiários revelam um espírito solidário e a vontade de contribuir para a comunidade. “Muitos disseram que querem tentar fazer algo pelos outros. Temos até elementos que não são naturais do concelho e pessoas de nacionalidade estrangeira já radicadas em Ansião, o que demonstra bem a confiança e o carinho que as pessoas têm pelos nossos bombeiros”, destaca José Antunes.

Em termos de efectivos, a corporação conta actualmente com cerca de 70 elementos no quadro activo, a que se somam outros quadros, como o de reserva e o de honra. No total, a associação envolve um universo de cerca de 120 a 130 pessoas, incluindo os elementos da direcção, todos voluntários.

Durante as celebrações, também haverá cinco bombeiros medalhados, em reconhecimento dos anos de serviço, com destaque para um elemento que completa 30 anos no quadro activo. O comandante salienta ao TERRAS DE SICÓ que estas longevidades são cada vez mais raras: “Hoje, é mais difícil atingir 20 ou 30 anos de serviço, pois os objectivos pessoais e profissionais das pessoas mudaram. Por isso, estes feitos merecem ser louvados.”

Para o futuro, José Antunes adiantou que a corporação receberá uma nova ambulância de transporte de doentes não urgentes no início do próximo ano, prevendo-se a sua chegada até final de Janeiro. “Apesar de não termos nenhuma viatura nova para este aniversário, esta ambulância será um reforço importante para a nossa capacidade operacional”, assegura.

Com as comemorações a decorrer em Santiago da Guarda, a direcção pretende descentralizar os eventos, levando as celebrações a várias freguesias do concelho nos próximos anos. “Queremos aproximar-nos ainda mais da população e mostrar o nosso reconhecimento pelo apoio constante”, conclui José Antunes.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM