21 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere: Exposição de cinco mil pais natais atrai ao festival FICA até 5 de Janeiro

20 de Dezembro 2024

O FICA – Festival de Inverno do Concelho de Alvaiázere acolhe até 5 de Janeiro a maior exposição de pais natais do país. São cinco mil figuras do ‘senhor de barbas brancas’ que estão expostas na tenda (este ano ainda mais) gigante que acolhe o evento.

A organização, a cargo da Câmara Municipal, acrescentou mais duas mil figuras em relação à edição do ano passado, todas da colecção de Clarisse Rodrigues, desde 2017 à guarda da autarquia alvaiazerense, num acervo que já vai em mais de 10.000 pais natais.

“Já tinha pouco espaço para os guardar e achei que era um crime, entre aspas, eles estarem fechados, sem eu conseguir forma de que as pessoas os conseguissem ver. A Câmara fez-me essa proposta, eu aceitei e estou a colaborar”, conta a coleccionadora, residente em Ansião, ao TERRAS DE SICÓ.

O espólio completo perfaz mais de 10.000 pais natais de diversos tamanhos, oriundos de 17 países e numa grande variedade de suportes e materiais, do tecido ao papel, ao plástico, à madeira ou à cerâmica.

“O primeiro que tenho data de há 60 anos e foi-me dado quando tinha quatro anos. Mais tarde comecei a juntar, fui adquirindo, tenho também muitos feitos por mim, pela minha mãe, pela minha sobrinha, e as pessoas começaram a adorar a ideia e a oferecer-me também. Todos os anos vou juntando mais alguns e já passam os 10.000”, detalha Clarisse Rodrigues, que não esconde a grande admiração pela figura do Pai Natal e os valores de solidariedade e contentamento que representa. “É uma loucura para mim ver a felicidade das pessoas e a alegria só por verem este simples símbolo natalício”, salienta.

A colecção vai continuar a engordar “enquanto eu tiver saúde para isso e enquanto as pessoas também colaborarem, porque dá muito trabalho, mas vou prosseguir”, assegura, não escondendo o orgulho por ver os ‘seus’ pais natais expostos para deleite de miúdos e graúdos.

Amanhã ‘Para Sempre Marco’

O palco do festival de Alvaiázere recebe amanhã (21), pelas 22h30, o espectáculo nacional ‘Para Sempre Marco’, de homenagem a um dos maiores ícones da música portuguesa, Marco Paulo, recentemente falecido, e que celebra a sua carreira inigualável. Trata-se de mais um dos vários dos momentos de animação do FICA, que abriu portas há uma semana, confirmando-se como “um evento diferenciador” que dá às gentes locais um “sentido de comunidade”, transmitindo “o espírito natalício de alegria, de amor e de confraternização”.

“O FICA atrai cada vez mais, cada vez mais tem impacto e tem uma identidade própria a nível regional e nacional”, sublinha o presidente da Câmara, João Paulo Guerreiro, não escondendo que o objectivo é que o festival se venha a constituir como uma referência no país nesta quadra festiva. “É para isso que trabalhamos, é para isso que vamos evoluindo ano após ano, num evento de família, para as famílias, com a capacidade de atracção de turismo, de promoção do comércio local, da hotelaria, da restauração e dos nossos produtos endógenos, mas acima de tudo de reunião da comunidade alvaiazerense e da capacidade de chamar visitantes a Alvaiázere”, afirma o autarca.

Ainda nos espectáculos musicais do FICA, destaque para esta sexta-feira (20), à meia-noite, com a actuação do famoso Padre Guilherme, enquanto no próximo domingo (22), às 19h00, se realiza o Concerto de Natal da Banda da Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília.

No dia 27, pelas 21h30, actua a orquestra daquela filarmónica, seguida do humor de Carlos Vidal e de Eduardo Madeira. No sábado (28), a partir das 22h30, a estrela em palco é o popular Toy.

A passagem de ano, com programação própria a incluir jantar e festa de ‘réveillon’, será feita ao som da banda SóRitmo e de Big Show Circus. O Concerto de Ano Novo, pelo Coro Alva Canto, terá lugar no dia 4, realizando-se no dia seguinte (5) o tradicional Cantar do Reis, que encerra o festival.

Animação direccionada para os mais pequenos, uma inovadora ‘pista de ski infinita’, pista ecológica de gelo, comboio de Natal, carrosséis, presépios ou insufláveis são outras das atracções que mantêm Alvaiázere, ainda durante mais duas semanas, na rota obrigatória da quadra festiva na região.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM