13 de Dezembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: Ega alarga tradição do São Martinho a três dias

8 de Novembro 2024

A Ega vai alargar, este ano, a tradição do São Martinho a mais um dia, arrancando com os centenários festejos já amanhã (sábado, 9) para três dias de animação garantida.

A Junta de Freguesia dedica a primeira noite às associações locais, permitindo-lhes a angariação de receitas nas tasquinhas que dinamizam.

“É precisamente para as associações poderem ter mais recursos e com o seu trabalho criarem esses recursos para realizarem as suas actividades depois durante o ano”, afirma o presidente da Junta, Rodolfo Silva, adiantando que perto de uma dezena de associações/comissões de festa vão marcar presença.

Já na edição do ano passado, a primeira das duas noites de festa foi assegurada pelas associações da freguesia, com assinalável proveito.

O programa deste ano abre amanhã, pelas 18h30, com a actuação do Grupo de Bandolins da Casa Museu Fernando Namora a actuar na Igreja Matriz. Mais tarde, cabe à banda Rockluso aquecer a noite, que terminará ao som do DJ Rob Duartez.

No domingo (10), cumpre-se a tradição. A Junta de Freguesia está de portas abertas para a habitual venda da carne, que “uns levam para casa e outros optam assar ali mesmo e degustar”.

“As associações têm carta livre para abrir as suas tasquinhas mais cedo, se assim o pretenderem, e à noite teremos a tradicional febrada, o magusto, com as castanhas oferecidas pela Junta, água-pé e o bailarico animado pelo teclista Rui Saraiva”, detalha o autarca.

Pelas 18h00 decorre, ainda, IX Concurso de Vinho do Produtor – Ega 2024.

A Feira Anual, generalista, que remonta aos inícios do século XVIII, realiza-se na segunda-feira (11), dia de… São Martinho.

Numa extensa área em torno do Largo de São Martinho (e arredores) serão comercializados todo o tipo de roupa e calçado, alfaias agrícolas, artesanato, produtos regionais e, claro, castanhas. Pelas 11h00 será celebrada missa em honra do santo na Capela da Senhora do Rosário.

“Temos a expectativa de que corra melhor do que no ano passado, em que a chuva não ajudou à festa”, refere Rodolfo Silva, salientando “um sábado muito ecléctico para agradar a todos” numa romaria… reforçada com mais um dia.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM