13 de Dezembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião ‘certifica-se’ em breve como Destino Sustentável

9 de Novembro 2024

Ansião deve receber até ao final do corrente ano a certificação de “Destino Sustentável”, atribuída pelo Instituto de Turismo Responsável, após um processo de diagnóstico e elaboração do Plano de Sustentabilidade do Município, pela Biosphere Portugal em parceria com a autarquia.

A certificação internacional Biosphere surge no âmbito do projecto ‘Sicó Outdoor Center’ dinamizado em conjunto com a Câmara de Alvaiázere, que também se prepara para receber a distinção, como anteriormente noticiado.

Economia e Governança, Sociedade e Cultura, Ambiente e Alterações Climáticas são as três áreas de intervenção, com diversas acções propostas, do plano que tem um quadro de execução até 2027.

O referencial Biosphere obedece a 69 critérios para ser alcançada a certificação e Ansião “cumpria 62 só com as acções que já executava durante estes últimos anos”. “Ou seja, temos apenas sete acções que o município ainda não tinha comprovadas dentro desta matéria”, revelou Ana Henriques, gestora de projectos da Biosphere Portugal, na apresentação do Diagnóstico e Plano de Sustentabilidade de Ansião realizada recentemente.

“Percebemos que 62 acções já existiam, facilmente evidenciadas, e, portanto, para o município ter a certificação terá apenas de cumprir mais sete acções, que algumas delas já se encontram em execução. Assim, Ansião tem todas as condições para se certificar com sucesso até ao fim do ano”, frisou aquela responsável.

Para o presidente da Câmara de Ansião, “o caminho que nos aponta este plano de acção é o que queremos continuar a trilhar” rumo a uma sustentabilidade económica, social e ambiental.

“Este diagnóstico aponta o caminho na concretização das acções que se revelam ainda necessárias para a melhoria das práticas e da execução das políticas públicas que melhorem o território e a vida das pessoas. Intervenção e capacitação para, passo a passo, afirmarmos um ecossistema integrado, assente nas boas práticas, de compromisso eticamente responsável, genuinamente claro com a ética e a transparência”, salientou António José Domingues, ao intervir na mesma sessão.

Segundo o autarca, “muito mais do que uma boa gestão ambiental, muito mais do que alteração de comportamentos e práticas, o que nós queremos é consolidar também atitudes saudáveis e que elas se efectivem na concretização dessas boas práticas”.

O presidente da Câmara aponta este como “o momento” de município e parceiros do território aceitarem “este modelo de esperança, para desenvolvermos uma aposta clara numa visão transformadora e inovadora que une todos e afirma este território num território de excelência”.

A certificação que em breve chegará a Ansião representa “o reconhecimento do nosso trabalho contínuo, para garantir um equilíbrio entre o progresso social, económico e ambiental”, assegurando que o concelho seja um lugar “cada vez mais verde, inclusivo e próspero para as próximas gerações”.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM