A Cooperativa Deliciosas Diferenças, fundada em 2017, em Soure, com o propósito de criar respostas sociais inovadoras e promover a inclusão de pessoas com deficiência mental, celebra um marco importante no seu percurso, com a aprovação de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), garantindo, desta forma, um financiamento de cerca de um milhão de euros para a construção de uma residência colaborativa na Granja do Ulmeiro.
Este projecto, que “terá um impacto directo na melhoria das condições de vida e na promoção da autonomia dos utentes”, prevê a construção de raiz de uma residência colaborativa com capacidade para 28 utentes. “É um sonho concretizado, fruto de anos de luta por respostas que não existiam e que agora começam a dar frutos”, afirma Carla Andrade, co-fundadora da Deliciosas Diferenças. A residência será composta por apartamentos de tipologia T1 e T2, e pretende “proporcionar aos utentes um ambiente familiar e acolhedor, ao mesmo tempo que promove a sua independência”.
O edifício, que será erguido num terreno de 1.650 metros quadrados doado à cooperativa pela Câmara Municipal de Soure, e situado próximo da estação de comboios da Granja do Ulmeiro, contará também com espaços comunitários essenciais, como cozinha, lavandaria e uma sala polivalente para actividades partilhadas. “Estes espaços são fundamentais para criar um sentido de comunidade e promover a interacção entre os residentes”, acrescenta Carla Andrade.
A aprovação desta candidatura ao PRR representa um “passo significativo para a Deliciosas Diferenças, que há anos trabalha para criar soluções diferenciadoras no campo da ação social”. A conclusão do projecto está prevista para Março de 2026, altura em que a cooperativa “deve passar a contar com o apoio da Segurança Social para a manutenção e operação do espaço, uma vez que este projecto é tutelado” por aquela instituição. “É um orgulho muito grande ver que o nosso trabalho e a nossa visão começam finalmente a materializar-se”, destaca a co-fundadora.
Novos projectos
Com o olhar sempre voltado para o futuro, a Deliciosas Diferenças encontra-se em “fase de preparação de uma nova candidatura, desta vez ao programa Portugal Inovação Social”, anuncia a responsável. Este novo projecto visa a aquisição de um equipamento móvel de Street Food, que permitirá “expandir o negócio social” na área da alimentação. “Vamos ter uma carrinha adaptada para street food, o que nos vai permitir levar o nosso projecto a mais locais, feiras e eventos, promovendo não só os nossos serviços, mas também a inclusão de quem mais precisa”, explica Carla Andrade.
Este equipamento vai permitir à cooperativa “expandir a sua actuação e dar a conhecer o seu projecto a um público mais alargado, enquanto continua a promover a inclusão social e laboral na comunidade”, num reforço da aposta em “criar soluções criativas e inclusivas para os nossos utentes”, frisa.
No que toca ao financiamento aprovado pelo PRR para a construção das residência colaborativas em Granja do Ulmeiro, “inclui todas as despesas de construção e equipamentos da residência, sendo o IVA a única responsabilidade da cooperativa”, para o qual “esperamos contar com o apoio de parceiros e da comunidade”.
“Estamos certos de que juntos podemos construir um mundo melhor”, conclui Carla Andrade, reiterando o compromisso da Deliciosas Diferenças em” continuar a inovar e a apoiar quem mais precisa”, remata.
ANA LAURA DUARTE
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM