A Freguesia de Meirinhas está a dar os primeiros passos para a criação da Faixa Ordenada de Defesa Agro-florestal de Meirinhas. Este projecto, que reúne o Município de Pombal, a Junta de Freguesia e os proprietários locais, visa a implementação de uma área de promoção agro-florestal autóctone.
“A iniciativa inclui a limpeza das linhas de água, a reparação de caminhos e a integração com as faixas de gestão de protecção da A1, E-Redes e o Gasoduto, fortalecendo assim a defesa contra incêndios na zona oeste e sudoeste da freguesia”, revela João Pimpão, presidente da Junta de Freguesia de Meirinhas.
“A zona sudoeste de Meirinhas é onde se concentra a maior mancha florestal da nossa freguesia”, o autarca, enquanto dá conta de que “é essencial implementar estratégias que aumentem o valor para os proprietários, sem nunca esquecer a importância de proteger a comunidade, as pessoas e os seus bens”, sublinha.
O projecto de defesa agro-florestal autóctone pretende, além de proteger a freguesia de eventuais incêndios, criar um equilíbrio entre a conservação do ambiente e o desenvolvimento de uma zona agro-florestal produtiva. João Pimpão destaca ainda a cooperação entre as diferentes entidades envolvidas, afirmando que “se reveste de capital importância implementar estratégias de potenciação de valor para o proprietário, balanceada com o interesse público da defesa da comunidade, pessoas e bens”.
As expectativas são optimistas, e a previsão é de que as condições constitutivas da Faixa Ordenada de Defesa Agro-florestal de Meirinhas estejam concluídas até ao final do ano.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM