11 de Novembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Concurso de empreendedorismo incentiva inovação e desenvolvimento

19 de Outubro 2024

A Câmara Municipal de Pombal em colaboração com o Politécnico de Leiria, juntas de freguesias, associações empresariais locais e as instituições de ensino secundário do concelho, lançou o concurso de empreendedorismo “Startup Pombal”.

A iniciativa tem como objectivo principal incentivar e promover uma cultura de inovação e empreendedorismo no concelho, oferecendo oportunidades e apoio a novos projectos empresariais em fase inicial.

O “Startup Pombal” é aberto a todos os cidadãos com 18 anos ou mais, independentemente da situação profissional. Podem participar indivíduos com ideias de negócio em fase de arranque ou ainda em fase de ideia, mas com intenção de concretização a curto ou médio prazo. A participação pode ser individual ou em equipa, com um máximo de quatro elementos por equipa, e são aceitas candidaturas de cidadãos que ainda não tenham empresa criada ou com empresa constituída há menos de um ano.

“O concurso é uma aposta no desenvolvimento da cultura empreendedora em Pombal. Queremos incentivar os cidadãos a explorar as suas ideias de negócio e a concretizá-las, com o apoio e acompanhamento do município”, destaca a edilidade presidida por Pedro Pimpão.

As candidaturas devem ser submetidas até 30 de Outubro, através do formulário disponível no balcão digital do Município de Pombal. Os candidatos devem detalhar o seu projecto, incluindo a descrição do produto ou serviço, o factor de diferenciação, a exequibilidade e a viabilidade financeira.

O concurso divide-se em quatro fases. A primeira fase consiste na submissão de candidaturas, da qual serão seleccionados 20 projectos. A segunda fase envolve um Programa de Capacitação, de 12 horas, composto por workshops sobre temas como definição do modelo de negócio, planos de arranque, estratégias de marketing e como fazer um pitch de sucesso.

Após a capacitação, os candidatos preenchem novamente o formulário de candidatura, aplicando os conhecimentos adquiridos. Desta terceira fase, serão seleccionados 10 projectos para a etapa final, onde será realizado um pitch presencial perante o júri. “Os projectos serão avaliados pelo seu carácter inovador, potencial de mercado e viabilidade financeira. Queremos ideias que tragam valor ao nosso concelho e impactem positivamente a comunidade”, explica.

O primeiro classificado recebe um prémio monetário de 2.500 euros, distribuído em três parcelas: 500 euros após o anúncio, 1.000 euros após a realização de uma prova de conceito e 1.000 euros caso se concretize a abertura da empresa até 31 de Dezembro de 2026. Além disso, o vencedor terá direito a uma estadia de seis meses na Incubadora de Empresas de Pombal ou no Espaço Cowork Pombal, e um vale para prototipagem. O segundo e terceiro classificados também serão premiados com vouchers tecnológicos, estadia nos espaços de incubação e vale para prototipagem. Será ainda atribuído um Prémio de Honra, no valor de 500€, ao primeiro projecto pombalense classificado, caso não esteja entre os três primeiros.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM