22 de Abril de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela: ‘Radar Social’ identifica e apoia pessoas em situação de vulnerabilidade

19 de Outubro 2024

A Câmara Municipal de Penela vai avançar com a criação de uma equipa para o projecto-piloto ‘Radar Social’. Uma nova resposta social financiada no âmbito do PRR – Nova Geração de Equipamentos e Respostas sociais, que prevê um investimento global de cerca de 170.000 euros e que irá decorrer até ao final do primeiro trimestre de 2026.

Segundo a autarquia, o objectivo é identificar e apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade. Para isso, o Município já recrutou três técnicas de áreas de intervenção distintas, como Serviço Social, Educação Social e Psicologia. Esta equipa multidisciplinar vai implementar um sistema de georreferenciação social de ampla abrangência, cujos destinatários são as pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade social, incluindo as pessoas em situação de risco de pobreza, exclusão social ou discriminação nas suas múltiplas dimensões.

O projecto está dividido em duas fases, arrancando na próxima semana com a actualização do diagnóstico social e com a elaboração do plano de desenvolvimento social e do plano de acção, os quais vão incluir as actividades a desenvolver, com metas e respectivos indicadores. Será ainda realizado o mapeamento dos recursos, locais e regionais, para garantir maior eficácia das respostas e melhor coordenação das intervenções. Na segunda fase vai proceder-se à georreferenciação social de âmbito municipal, que identifique pessoas, famílias de grupos em situação de vulnerabilidade social e/ou risco de pobreza e exclusão, colocando, depois, em prática o plano de acção que deve assegurar o encaminhamento dos casos referenciados para a rede dos serviços de atendimento e acompanhamento social.

O presidente da Câmara Municipal de Penela, Eduardo Nogueira dos Santos, destaca que o “objectivo da criação deste projecto-piloto do Radar Social em Penela está alinhado com a missão do Plano de Desenvolvimento Social do município, que visa a construção e implementação de estratégias de desenvolvimento social local para melhorar a qualidade de vida da população, especialmente daqueles em situação de maior vulnerabilidade social”.

Com base nas informações recolhidas e na análise dos dados, serão “planeadas e desenvolvidas estratégias que abordem as causas, as consequências e as soluções para erradicar a exclusão social e a pobreza”, salienta, seja “através da implementação de medidas preventivas para evitar que mais pessoas caiam em situações vulneráveis, seja através de acções correctivas para ajudar aqueles que já estão em dificuldades”.

“Uma parte fundamental do objectivo geral é promover a colaboração entre as partes interessadas, incluindo o poder local, organizações da sociedade civil, instituições educacionais, serviços de saúde e outros actores relevantes”, pode ler-se na candidatura do município, que acrescenta que “a criação de equipas multidisciplinares facilita a coordenação e a colaboração eficaz na busca por soluções abrangentes”. “Em resumo, o objectivo geral da criação de equipas para o projecto-piloto do radar social em Penela é fortalecer a capacidade do município de identificar, compreender e responder às vulnerabilidades sociais de forma mais eficaz, promovendo o desenvolvimento social local, a inclusão e a melhoria da qualidade de vida para todos os cidadãos”, conclui o documento.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM