A ‘Capital do Chícharo’ recebe, a partir de hoje e até domingo (6), a 20.ª edição do festival gastronómico dedicado à leguminosa que é já uma imagem de marca de Alvaiázere.
O evento junta durante três dias a gastronomia (à base de chícharo) aos produtos endógenos, ao artesanato e aos espectáculos musicais, entre outras actividades, atraindo milhares de visitantes à vila.
“O ‘Alvaiázere Capital do Chícharo’ tem uma identidade muito própria. É um festival gastronómico onde, através do chícharo, que é rei nesta altura, se promovem também todos os outros produtos endógenos da nossa gastronomia fantástica”, salienta o presidente da Câmara, João Paulo Guerreiro.
Com algumas semelhanças entre o tremoço e o grão, o chícharo tem estado ao longo dos tempos sempre presente na vida das gentes de Alvaiázere, cultivado nas terras calcárias da região e colhido nesta época do ano.
Uma tenda gigante instalada no Parque Multiusos acolhe oito tasquinhas, dinamizadas por associações do concelho, que confeccionam pratos e doçaria à base de chícharo, que hão-de fazer as delícias dos comensais. Cerca de duas dezenas de restaurantes locais também se associam à iniciativa, com pratos específicos de chícharo nas ementas.
“O festival gastronómico está muito consolidado na sua génese e este ano será muito próximo do que foi o ano passado, com muita gastronomia, com chícharo, sim, muito chícharo, mas também com os outros produtos endógenos, como o azeite, o vinho, o mel, o queijo e os enchidos. E, claro, todos os pratos típicos da região, porque o chícharo, no fundo, é aqui a âncora que junta todos estes produtos fantásticos que quem vier provar vai, com certeza, adorar”, enfatiza o autarca, salientando que a realização “é também muita cultura, é arte, é artesanato, desporto, animação, é tudo aquilo que também nos identificam enquanto concelho, enquanto região”.
O certame conta com cerca de 90 expositores, de produtos endógenos, artesanato e velharias, e contempla também passeios turísticos de ‘buggy’ (nas tardes de amanhã e domingo), passeio de bicicletas antigas (amanhã, às 17h00), passeio de carros clássicos (domingo, às 9h00), ‘showcooking’ (sábado e domingo, à tarde, com Chefs Fábio Bernardino e Rui Lopes), e ‘trail’ e caminhada na manhã de domingo.
Ainda no âmbito do festival, o Museu Municipal recebe a exposição ‘O ouro líquido dos alvaiazerense: o azeite’, enquanto na Biblioteca Municipal estará patente a mostra ‘Voo, uma exposição que vai bem’.
Na animação musical, toda de entrada gratuita, esta sexta-feira (4), a partir das 23h00, actuam Bárbara Bandeira e Wilson Honrado, com a noite a fechar ao som do DJ Nuno Bruno. Amanhã (5), a tarde será preenchida com IV Festival de Coros Infantis e Juvenis de Alvaiázere (Casa Municipal da Cultura, 15h00) e com o espectáculo de acordeão Acordeando (Parque Multiusos, 17h00). À noite sobe ao palco o grupo Karetus (23h00) e a fechar o DJ Xano Cavaleiro.
No domingo (6), a tarde terá o encontro de bandas filarmónicas, com a participação da Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília, Sociedade Filarmónica Barrilense e Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira. Os GNR são a grande atracção do último dia do evento, a partir das 22h00, cabendo ao DJ T-Ago ‘fechar as hostilidades’.
“Temos todos os ingredientes para uma receita de sucesso”, refere Guerreiro, salientando a continuada “aposta em actividades que consigam atrair muita gente e proporcionar um fim-de-semana animado”.
Crescer sem massificar
O Parque Multiusos é por excelência o local de realização de eventos como este festival, gastronómico, a feira Fafipa ou o novo festival FICA, mas perante o crescimento destes eventos começa a ser pequeno. “Temos que pensar a curto prazo em ter condições ainda melhores para podermos crescer, para podermos tornar ainda melhores estes eventos, que já são muito bons, mas nós temos sempre uma perspectiva de melhoria contínua, e, neste caso, também de crescimento contínuo”, frisa o presidente da Câmara, alinhando, contudo, na ideia de não massificar o festival gastronómico dedicado ao chícharo.
“Achamos que no futuro o festival deve continuar assim, não queremos massificar e torná-lo mais vulgar apenas para o fazer crescer. Vamos tentar ter aqui um ponto de equilíbrio entre o que é a dimensão do evento e a sua qualidade”, reforça João Paulo Guerreiro.
A cerimónia de inauguração da 20.ª edição do festival gastronómico está marcada para as 17h00 de hoje, com a presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM