A história do Grémio da Lavoura de Condeixa-a-Nova e Penela é o mote para o mais recente livro de José Magalhães Castela, que vai ser apresentado no próximo dia 26 de Outubro, pelas 17h30, na sede da Cooperativa Agrícola de Condeixa e Penela, entidade que promoveu a edição da obra.
“Pelas circunstâncias históricas da sua criação, por um lado, e pelo seu posicionamento político, económico e social, por outro, o Grémio da Lavoura de Condeixa-a-Nova e Penela constituiu, sem dúvida, o verdadeiro fermento que iria levar à criação, em 1952, de uma outra associação de agricultores e proprietários agrícolas, no caso em apreço, uma Cooperativa Agrícola, que ainda hoje permanece e desenvolve com uma dinâmica muito própria, o apoio à agricultura e aos agricultores cooperantes dos concelhos de Condeixa e Penela”, refere o autor.
Para José Castela, sendo o Grémio da Lavoura uma corporação do Estado Novo, o estudo e a apresentação das suas características e funcionamento, “de algum modo não pode deixar de ser considerado como um movimento associativo, que para além de interessante nos fornece um pequeno retrato da agricultura e dos agricultores de uma época, numa sociedade socialmente fechada e controlada pelo poder político”.
O Grémio da Lavoura de Condeixa foi criado em 1941 por iniciativa de proprietários agrícolas condeixenses, com particular destaque para o Oficial da Marinha de Guerra Portuguesa Fortunato Pires da Rocha, que foi o seu primeiro presidente da Direcção, agregando na estrutura directiva outros condeixenses, como o Dr. José Manuel de Sá Pais do Amaral, Francisco Pereira Ribeiro, o Dr. Joaquim Bandeira de Carvalho, o Dr. Xavier Archer de Carvalho e Joaquim Pereira, vindo a estender a sua actividade ao concelho de Penela em 1943, sendo de destacar neste particular, o esforço e a dedicação do oficial do Exército Coronel Ricardo Freire dos Reis.
Com mais este contributo para a história e para as estórias de Condeixa e Penela, nas 228 páginas do livro, José Magalhães Castela aproveita a oportunidade para dar a conhecer uma outra iniciativa condeixense no campo do associativismo agrícola, o Sindicato Agrícola de Condeixa-a-Nova, criado em 1917.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM