A IV Caminhada de Conímbriga está agendada para o próximo dia 27, numa iniciativa da União das Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova, e terá um percurso na distância de 10 km, com grau médio de dificuldade.
“Este evento, cada vez com maior adesão, insere-se no nosso propósito de valorizar e dar a conhecer o nosso património, a nossa paisagem única, o Vale do Rio dos Mouros, bem como a aproximação da população das nossas aldeias, das nossas urbanizações e da vila da Condeixa. Trata-se de um modo de acolher, de participar, de conviver, e, claro, também de proporcionar a necessária e saudável actividade física”, afirma o presidente daquela união, Paulo Simões.
O autarca sublinha que a iniciativa “está a ganhar dimensão de uma forma muito rápida e que pode alcançar patamares de excelência, calcorreando trilhos únicos na nossa região”.
A edição do ano passado contou com cerca de 800 participantes, mas a organização espera agora superar esse número.
“A Caminhada traz muitas pessoas de fora à freguesia, ao nosso concelho, e isso valoriza a componente turística, mas também ajuda a dinamizar a economia local, sobretudo, ao nível da restauração”, salienta Paulo Simões.
Em cada edição com percursos diferentes, “para não saturar”, o autarca adianta que este ano será trilhado um antigo caminho agrícola “fechado” já mais de 50 anos. “Este tipo de iniciativas levam-nos também a percorrer sítios únicos e que de algum modo já estavam desactivados”, frisa.
E não faltarão as passagens pela cascata, passadiços, Ruínas de Conímbriga, Vale do Rio dos Mouros, antigas pedreiras de extracção de pedra para calçada, Aqueduto Romano, “belíssimas paisagens” para desfrutar a partir das 9h00 de domingo 27, com partida no parque de merendas de Conímbriga.
Música e outras supressas estão prometidas ao longo do percurso, num evento que tem como parceiros os Bombeiros Voluntários de Condeixa, o Agrupamento de Escuteiros 1035, o Museu Nacional de Conímbriga e o Município de Condeixa.
A inscrição na caminhada, possível até ao próximo domingo (20), é gratuita e a participação dá direito à oferta de t-shirt e reforço alimentar, podendo ser feita através do telefone 239 948 337 ou email geral@uniaofreguesiascondeixa.pt.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM