28 de Abril de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Restauração da capela de Constantina avança com apoio do PRR

19 de Outubro 2024

O presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, anunciou o avanço do projecto de restauração dos frescos da Capela da Constantina, com financiamento proveniente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Ao TERRAS DE SICÓ, autarca destaca a importância da preservação deste património histórico e cultural.

“Estamos a avançar com a candidatura ao PRR para a preservação e reconstrução da Capela da Constantina. Este é um projecto fundamental para a nossa comunidade, pois não só protege a nossa história, mas também valoriza o património local”, afirma António José Domingues.

O projecto conta com um financiamento de cerca de 300.000 euros, um valor que, segundo o presidente, foi definido após conversações com a Direcção Regional de Cultura do Centro e que está consignado no contrato da Intervenção Territorial Integrada (ITI) da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL). “Este valor foi acordado com base nas conversas que tivemos e está garantido no nosso plano de acção”, acrescenta.

Para dar início à fase de restauro, a Câmara Municipal está actualmente a elaborar um protocolo com a Confraria Nossa Senhora da Paz, que irá colaborar no processo. “Estamos agora a tentar escolher entidades qualificadas para realizar este trabalho de restauro e queremos que a primeira fase das obras inicie em 2025. O nosso objectivo é garantir que o restauro seja feito com a máxima qualidade”, frisa o autarca, enquanto explica que a intervenção “deve estar concluída em 2026”.

António José Domingues expressa também a sua satisfação pelo avanço deste projecto, que representa um passo importante na valorização do património cultural da região. “Estamos comprometidos em revitalizar a Capela da Constantina e preservar os frescos que contam uma parte importante da história da nossa comunidade”, conclui.

A expectativa é que o “projecto preserve não só um importante marco cultural, mas também atraia visitantes, contribuindo assim para o desenvolvimento local e para a promoção da história da região de Ansião”, remata.

Recorde-se que João Freire, presidente da Assembleia Geral da Confraria de Nossa Sra. da Paz, aproveitou a realização da sessão solene de abertura da Feira dos Pinhões, em Janeiro de 2023, para convidar os presentes a visitar “a nossa capela, e para verem o estado em que ela se encontra, porque precisamos realmente muito da vossa ajuda, muito”, referindo-se à necessidade de realizar obras profundas de recuperação do espaço. O confrade desafiou os responsáveis a atestar o “estado em que está e a riqueza que temos, e pode ser que cheguem à conclusão de que tem que ser feito alguma coisa”, referindo-se “à recuperação dos altares central e laterais e dos frescos do tecto da Capela”.

 [NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM