6 de Outubro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

‘Transporte a Pedido’ chega a Ansião em Outubro

21 de Setembro 2024

O concelho de Ansião vai passar a contar com o serviço de ‘Transporte a Pedido’ a partir do início de Outubro, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), que visa “melhorar a mobilidade dos munícipes em áreas com menor cobertura de transportes públicos”.

Este serviço oferece uma solução flexível de transporte, permitindo que os utilizadores solicitem viagens de acordo com as suas necessidades, ligando zonas de baixa densidade populacional a centros urbanos e a serviços essenciais. Desta forma, os moradores de Ansião passam a beneficiar desta alternativa, que só promove a “inclusão social”.

De acordo com António José Domingues, presidente da Câmara Municipal de Ansião, o programa “deve entrar em funcionamento no logo no inicio de Outubro” uma vez que “ainda estamos em conversações com os taxistas do concelho de forma que possamos assinar o protocolo de colaboração com a CMIRL”.

A iniciativa, denominada “MOBI Região de Leiria”, é um serviço de transporte público no qual o passageiro pode fazer antecipadamente a reserva da sua viagem, através de uma chamada telefónica. “Inicialmente o serviço vai estar disponível apenas de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 15h00, porém, a autarquia fez um pedido à CIMRL de forma a contemplar também o sábado”, revela o autarca.

Com a chegada do ‘Transporte a Pedido’ a Ansião, a CIMRL continua a expandir a sua rede de mobilidade, “reforçando o seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos residentes da região e promovendo uma maior coesão territorial, uma vez que o serviço será ajustado às necessidades da nossa população, e permite um acesso mais eficiente a serviços de saúde, educação, comércio e lazer”, avança o presidente da Câmara, enquanto explica que o “serviço será prestado pelos taxistas aderentes, e tem o custo de um bilhete de autocarro: o valor restante é suportado pela Comunidade Intermunicipal”, explica.

A finalizar o arranque do programa em Ansião, António José Domingues garante que “as expectativas para este programa são bastante altas, aliás, à semelhança dos bons resultados obtidos pelos outros municípios aderentes”.

Recorde-se que o programa foi lançado pela CIMRL em Janeiro de 2023, no concelho de Alvaiázere, tendo posteriormente alargado serviço aos municípios de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande. De acordo com Paulo Batista Santos, primeiro secretário da CMIRL, “o transporte flexível a pedido, nos quatro concelhos a norte da região, está a correr bem. Já transportámos mais de 7.000 passageiros neste sistema em parceria com o sistema de táxis”, destaca.

Paulo Batista Santos aponta ainda o reforço da oferta de autocarros e do transporte a pedido, a que acresce a renovação progressiva dos autocarros e dos abrigos de passageiros, assim como o incremento das ciclovias e o ajustamento da oferta. O concelho de Porto de Mós também vai aderir ao programa.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM