6 de Outubro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure: São Mateus quer chamar mais de 100.000 visitantes de 19 a 24 de Setembro

8 de Setembro 2024

O São Mateus não tarda aí. Soure prepara a sua maior festa anual para decorrer entre os próximos dias 19 e 24 deste mês, atraindo, como é tradição, largas dezenas de milhares de visitantes.

Mário Jorge Nunes, presidente da câmara municipal local, autarquia que promove o certame em parceria com a Associação Empresarial de Soure, afirma que “o padrão” dos centenários festejos “está optimizado” e não obriga a grandes alterações de formato, centrado no Parque dos Bacelos, mas com animação por toda a vila.

O evento inclui a FATACIS – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Soure, bem como as feiras das nozes, da madeira, das cebolas e das freguesias.

“A FATACIS atingirá este ano um número recorde de participantes, ultrapassando os 200 expositores. Com o reposicionamento da animação dos carrosséis, o espaço foi reorganizado e temos um aumento da área para expositores de maquinaria agrícola, de empresas de jardinagem e das madeiras”, adianta o autarca.

Na Feira das Freguesias, a área da restauração vai contar com 13 tasquinhas, representativas das localidades do concelho. “Por questões de economia de espaço e de alguma razoabilidade, fizemos uma contenção propositada em relação ao ano passado. Achamos que não há condições no espaço, nem condições técnicas nem de segurança, para fortalecer o ambiente saudável e, com tal, teremos 13 colectividades que vão estar a representar as freguesias”, explica Mário Jorge Nunes.

O cartaz de animação musical, espalhado pelos quatro palcos do evento, abre em grande, no dia 19, com um concerto pela dupla Némanus, numa “inversão daquilo que é habitualmente o arranque das festividades”. “Em anos anteriores, abríamos o São Mateus com um espectáculo de um conceito diferente, para uma plateia sentada. Este ano a decisão foi abrir as hostilidades, diga-se assim, com um espectáculo mais popular”, refere o edil, à espera de uma “multidão” logo no primeiro dia das festas.

No dia seguinte (20), mantém-se o conceito de “uma noite virada para a juventude”, com a final do Festival Metamorfose e as actuações de Syro e da DJ Sara Santini.

Os Expensive Soul são a grande atracção musical de sábado (21), dia em o ‘filho da terra’ Guilherme Baptista também sobe ao palco principal, instalado no Parque dos Bacelos, para continuar a mostrar talento. “O nosso Guilherme Batista, com a sua banda, que já tem os seus originais, está a fazer muito sucesso em diversos eventos nacionais e não podia deixar de estar no São Mateus”, enfatiza. As filarmónicas do concelho, escolas de concertinas, cavaquinhos, dança e grupos de baile animarão ainda os outros palcos do certame dispersos pela vila.

O domingo (22) traz um inédito concerto que junta Tiago Bettencourt, cantor e compositor com raízes familiares em Soure, à Filarmónica 15 de Agosto Alfarelense. “Serão mais de 60 músicos em palco”, frisa o presidente da Câmara. Os espectáculos musicais, todos de entrada gratuita, encerram na segunda-feira (23) com a actuação do popular Toy.

A terça-feira é considerada o “dia da família sourense”, dedicado à tradicional romaria à capela de São Mateus, onde não faltará o pic-nic da praxe.

Obras concluídas e a inaugurar

O investimento municipal no São Mateus e no Festival Panjeia, que o antecede, mantém-se “na ordem dos 300.000 euros”. “Tentávamos reduzir o valor, mas está tudo muito mais caro e foi impossível baixar os custos”, refere o autarca.

Os visitantes do São Mateus vão já encontrar concluídas as obras na vila de Soure integradas no PAMUS – Plano de Acção de Mobilidade Urbana Sustentável, nomeadamente, a remodelação da ponte, as ciclovias e o parque intermodal, que serão formalmente inauguradas durante o evento. “Temos de descerrar as placas de inauguração, porque é um elemento obrigatório para a conclusão das candidaturas [de financiamento] junto da União Europeia”, explica o Mário Jorge Nunes.

Por Soure, nos dias do São Mateus, deverão passar mais de 100.000 visitantes, um número semelhante ao de anos anteriores, embora as condições meteorológicas possam eventualmente vir a condicionar a adesão ao certame. “Como sabemos, quem manda no São Mateus é o São Pedro”, brinca o edil.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM