6 de Outubro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Sete mil passageiros já usaram transporte a pedido da Região de Leiria em quase dois anos

10 de Setembro 2024

Mais de sete mil passageiros já usaram o transporte a pedido na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), que vai chegar a parte do concelho de Porto de Mós e ao município de Ansião.

“O transporte flexível a pedido, nos quatro concelhos a norte da região [Alvaiázere, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande], está a correr bem. (…) Já transportámos mais de sete mil passageiros neste sistema em parceria com o sistema de táxis”, afirmou o 1.º secretário executivo da CIMRL, Paulo Batista Santos, em Porto de Mós.

Na sessão sobre mobilidade e transportes da CIMRL, Paulo Batista Santos adiantou que a procura do transporte a pedido “tem incrementado” e, “em complemento com o serviço público de transporte de passageiros, tem dado uma resposta a um conjunto de população que, de outra forma não conseguiria ter acesso, sobretudo para os principais centros urbanos”.

“Temos 25 táxis aderentes, com uma taxa de crescimento que aponta para entre 10 e 20% projectada até ao final do ano de 2024”, declarou.

O transporte a pedido foi lançado pela CIMRL em Janeiro de 2023, primeiro no concelho de Alvaiázere.

A iniciativa, denominada “MOBI Região de Leiria”, é um serviço de transporte público no qual o passageiro pode fazer antecipadamente a reserva da sua viagem, concretamente até às 15:00 do dia anterior, através de uma chamada para o número de telefone 800 242 526 (de segunda a sexta-feira, entre as 09:00 e as 15:00).

O 1.º secretário da CIMRL acrescentou que este ano a CIMRL mantém “o foco de reduzir assimetrias” no território, “pugnando pela coesão territorial”.

A este propósito, exemplificou que vai haver uma ligação do norte da Região de Leiria para a cidade de Leiria, a iniciar em Pedrógão Grande, “de uma forma directa, sem que os cidadãos tenham de ir a Coimbra”.

Paulo Batista Santos apontou ainda o reforço da oferta de autocarros e do transporte a pedido, a que acresce a renovação progressiva dos autocarros e dos abrigos de passageiros, assim como o incremento das ciclovias e o ajustamento da oferta.

Referindo que prossegue o trabalho com a concessionária e os operadores municipais em Pombal, Leiria e na Marinha Grande para que os cidadãos possam, com “o mesmo título, poder viajar em toda a Região de Leiria”, Paulo Batista dos Santos referiu também o trabalho para uma “melhor informação e melhores condições de utilização” dos serviços públicos de transportes.

O objectivo é o de que “as pessoas possam ver nesta opção de transporte colectivo, mas também de transporte a pedido, uma opção que seja verdadeiramente diferenciadora para as suas vidas e que comece a ser a primeira opção e não a segunda ou terceira”, afiançou.

O Sistema de Mobilidade da Região de Leiria, que abrange os 10 municípios desta Comunidade Intermunicipal, foi apresentado há um ano.

Do sistema de mobilidade faz parte o concessionário regional, a Rodoviária do Lis II (do grupo Rodoviária do Tejo), que tem a concessão do serviço de transportes públicos por um período de quatro anos, numa operação superior a 25 milhões de euros. Integram ainda o sistema os transportes urbanos da Marinha Grande (TUMG), Leiria (Mobilis) e Pombal (PomBus), além do transporte flexível e a pedido da CIMRL (MOBI – Região de Leiria).

A CIMRL integra os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.

Lusa


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM