Um homem de 32 anos foi detido no concelho de Pombal, pela Guarda Nacional Republicana (GNR) de Leiria, sob suspeita da prática de 25 crimes, incluindo abuso de confiança, falsificação de documentos, furto qualificado e furto na forma tentada. A operação foi conduzida pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Pombal e culminou na apreensão de material relacionado com os crimes.
Após dois meses de investigação por crimes de burla, os militares da GNR identificaram que o suspeito estava a alugar equipamentos de proprietários de casas de aluguer e empresas de materiais e máquinas de construção civil para, posteriormente, os vender através de plataformas digitais. As autoridades estimam um prejuízo de aproximadamente 60 mil euros para as vítimas.
“No decorrer da investigação, constatou-se que o suspeito actuava em diversos distritos do país, utilizando diferentes plataformas online para vender os equipamentos obtidos de forma ilícita”, revelou fonte policial, destacando a dimensão da operação que se estendeu a vários concelhos do país.
No cumprimento de um mandado de busca domiciliária no concelho de Pombal, a GNR apreendeu material relevante para a investigação, incluindo 3. 161 euros em numerário, um computador portátil, um telemóvel, um tablet, 11 placas compactadoras, seis máquinas compactadoras e três máquinas de corte.
“Ao final de dois meses de intensas diligências, conseguimos reunir provas suficientes que resultaram na detenção do suspeito e na apreensão de material crucial para o caso,” explicou o Comando Territorial de Leiria da GNR.
O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Leiria, onde serão determinadas as medidas de coacção a aplicar. A GNR continua a investigar o caso, na tentativa de apurar se existem mais envolvidos ou vítimas desta rede de burla.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM