Pombal volta a acolher, de 27 a 29 de Setembro, um dos eventos mais queridos da região: falamos da Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas, certame que celebra a arte popular portuguesa, a gastronomia regional e a música tradicional, e promete animar o Expocentro durante três dias. O evento, que celebra este ano a 29.ª edição, conta com uma vasta programação de actividades, que incluem concertos, showcookings, workshops e exposições, além das tradicionais tasquinhas, representativas de cada uma das freguesias do concelho de Pombal.
Couro, porcelana, madeira, tecido, vime ou ferro… há opções para todos os gostos, naquela que é uma das principais mostras de artesanato do país. De acordo com a organização, a cargo do Município de Pombal, em conjunto com a Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais de Pombal (Adilpom), está prevista a presença de 174 expositores, de todas as regiões do país, sendo que destes, 54 artesãos são oriundos do concelho de Pombal.
O evento tem como objectivos ”valorizar o artesanato nacional, pela sua importância cultural, económica e social, promover a divulgação e comercialização do artesanato nacional, nas vertentes tradicional e contemporânea”, assim como “fomentar o aparecimento de jovens artesãos e de novas actividades na área dos ofícios tradicionais, e, envolver a comunidade pombalense na dinamização de iniciativas de cariz educativo, de animação e de promoção de produtos locais, ao nível do turismo e da gastronomia”, admite a organização.
E se por um lado, o artesanato se assume como o rei da festa, então, diga-se que a componente gastronómica é a rainha do certame. Afinal, o espaço destinado às tasquinhas é dinamizado por 11 colectividades concelhias.
Assim, a Comissão da Capela dos Ramalhais (Abiul), Vespas do Marquês (Almagreira), Lar da Felicidade (Meirinhas), Grupo Desportivo da Pelariga (Pelariga), União de Pombal (Pombal), Rancho Folclórico da Redinha (Redinha), Associação de Amigos e Vizinhos dos Matos da Ranha (Vermoil), Centro Cultural e Recreativo de Vila Cã (Vila Cã), Dino Clube (União das Freguesias de Santiago, São Simão de Litém e Albergaria dos Doze), Grupo de Acção Recreativa e Cultura de Santiais (União das Freguesias de Santiago, São Simão de Litém e Albergaria dos Doze) e “As Camponesas”, Rancho Folclórico da Mata Mourisca (União das Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca), promovem as melhores iguarias de cada um dos territórios. Por ali, há tortulho confeccionado de várias formas, bife de toiro, receitas tradicionais de bacalhau, carneiro, arroz de cabidela e javali, sem esquecer as deliciosas sobremesas regionais. A escolha não vai ser fácil.
No que diz respeito à cultura e entretenimento, o programa é vasto e com vários motivos de atractividade. Para além da animação em itinerância no recinto do certame e dos espectáculos musicais previstos, no domingo (29), “o território será promovido para todo o mundo através da emissão, em directo, do programa “Aqui Portugal”, da RTP”, confirma a edilidade.
A abertura oficial da feira está marcada para sexta-feira (27), às 18h00. A animação do dia começa às 18h30 com as “Concertinas do Marquês” e showcooking’s que se prolongam até às 22h00. A noite será marcada pela actuação dos Pauliteiros de Miranda, às 22h00, seguida de baile, animado por Graciano Ricardo. A feira funciona até às 00h00, enquanto as tasquinhas estarão abertas até às 03h00.
No sábado, as portas da feira abrem às 14h30, com showcooking a decorrer durante todo o dia, das 15h00 às 23h00. O destaque musical fica por conta da banda Quinta do Bill, que actua às 22h00 em conjunto com a Banda Filarmónica da Guia. A noite termina ao som do DJ Scissors.
O domingo (29) começa com a sessão “ACELERAR 2030 – Na vanguarda da transição digital”, às 10h30. Durante o dia, a RTP 1 transmite o programa “Aqui Portugal” directamente da feira, das 11h30 às 20h00.
No local estará patente uma exposição dedicada ao “Cravo na Arte Popular Portuguesa”. Sob o mesmo tema, há, também, um workshop alusivo ao tema “Cravo artístico” destinado a crianças dos cinco aos 12 anos.
ANA LAURA DUARTE
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM