O presidente da Câmara Municipal de Condeixa, Nuno Moita da Costa, marcou presença no 33º Fórum Económico, que decorreu em Karpacz, na Polónia, e terminou ontem (8). O evento, reconhecido como a maior conferência política e económica da Europa Central e de Leste, reuniu mais de 6.000 participantes sob o lema “O tempo dos novos líderes: moldar o futuro em conjunto”.
Nuno Moita participou num painel dedicado ao tema “Cidades Amigáveis para a Vida e o Conceito de Desenvolvimento Sustentável”, onde foi discutido o papel das cidades no combate às alterações climáticas, a melhoria da qualidade do ar e a redução das emissões de dióxido de carbono. O autarca partilhou o debate com congéneres polacos e o presidente do Conselho Metropolitano da GZM, numa sessão moderada por Piotr Szymański, professor da Universidade Económica de Breslávia.
Durante a sua intervenção, o autarca sublinhou a importância de envolver os cidadãos nos processos de decisão sobre o desenvolvimento urbano e destacou a necessidade de promover a educação sobre estilos de vida sustentáveis. Também abordou a importância do acesso à educação, saúde e actividades culturais para uma vida urbana equilibrada.
O Fórum Económico, organizado pela Fundação Instituto de Estudos de Leste, visa promover a cooperação entre os países europeus, com foco especial na Europa Central e de Leste. Este evento é uma plataforma de discussão sobre desafios globais, desenvolvimento económico e superação de crises, contando com a presença de líderes de várias áreas, incluindo política, economia, cultura e ciência, representando mais de 60 países.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM