6 de Outubro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: Monsenhor Manuel Paulo perpetuado com memorial em Eira Pedrinha

7 de Setembro 2024

A inauguração de um memorial junto à capela de Eira Pedrinha, no próximo domingo (8), marca a comemoração do centenário do nascimento de Monsenhor Manuel Paulo, condeixense nascido a 4 de Setembro de 1924 e falecido a 17 de Abril de 1983, aos 58 anos.

O programa comemorativo da efeméride, dinamizado pela União das Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova em parceria com familiares do presbítero, teve início na passada quarta-feira (4), dia de aniversário do seu nascimento, com a celebração de uma missa em Eira Pedrinha.

“O Monsenhor Manuel Paulo era uma figura pública de relevo na freguesia e no concelho, muito acarinhado pela população local, e sempre muito interventivo na vida da comunidade, além de ter sido também uma referência a nível nacional”, salienta o presidente daquela união de freguesias, Paulo Simões.

Manuel Paulo foi nomeado reitor do Seminário Maior de Coimbra em 1963, após alguns anos como vice-reitor e cónego-capitular da Sé de Coimbra. Antes, em 1945, viajou para Roma (Itália) para efectuar os estudos superiores na Universidade Gregoriana, tendo aí sido ordenado diácono dois anos depois. Razões de saúde obrigaram-no a regressar a Portugal. Concluiu mais tarde a licenciatura em Teologia, em Espanha.

Foi ordenado presbítero, em Coimbra, em 1949, celebrando a sua ‘missa nova’ na capela de Nossa Senhora da Piedade de Eira Pedrinha em 1 de Maio desse ano.

Em 1966, foi agraciado com a dignidade pontifícia de Monsenhor pelo Papa Paulo VI.

Para além das funções de sacerdote e professor, Manuel Paulo foi também cronista apreciado, tendo compilado as suas crónicas semanais Ao Calor da Fogueira/À Sombra do Castanheiro, do jornal O Amigo do Povo, em cinco volumes.

Segundo os promotores da iniciativa, “uma das muitas qualidades que caracterizava o Padre Paulo era o amor e dedicação à sua terra”, tendo estado presente em vários “momentos importantes do desenvolvimento e bem-estar das suas gentes, através da Comissão de Melhoramentos de Eira Pedrinha”.

“Queremos perpetuar o seu nome para os vindouros, lembrar hoje e sempre alguém que nos deixou a sua marca pelo exemplo que foi”, enfatiza Paulo Simões, destacando também colaboração das “forças vivas da comunidade” na homenagem.

No próximo domingo (8), pelas 15h00, será celebrada eucaristia na igreja matriz de Condeixa-a-Velha, seguida da deposição de uma coroa de flores na sua campa no cemitério local. Às 17h00 decorre a inauguração do memorial junto à capela de Eira Pedrinha.

A comemoração do Centenário termina na terça-feira (10), com uma conferência sobre a vida e obra de Manuel Paulo, no Salão de São Tomás, do Seminário Maior de Coimbra, organizada pela reitoria do Seminário, a partir das 21h00, sendo antecedido de missa na capela local pelas 19h00.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM