O seminário “O lazer no Portugal Romano” preenche, amanhã (7), a tarde do primeiro dia do Forum Romano que decorre este fim-de-semana em Santiago da Guarda, afirmando-se como um dos eventos culturais de referência do concelho de Ansião, no qual é recriado o tempo em que este povo habitou por estas terras.
“Temos procurado nos últimos anos, com estes seminários temáticos, contextualizar a parte histórica do evento e porque estamos ali a celebrar os romanos”, adianta ao TERRAS DE SICÓ a vereadora da Cultura, Cristina Bernardino.
A importância do lazer para os romanos – a criança e o lazer, O povo que fez da água lazer: termas e jogos aquáticos no período romano e Espaços de lazer no tempo dos romanos são os temas das comunicações a proferir por historiadores e especialistas a partir das 15h00.
Depois do seminário decorrerá uma demonstração gastronómica e harmonização com vinhos do Portugal Romano, com a participação do Chefe Rui Lopes e do Escanção Paulo Vale.
No ‘regresso’ dos romanos a Santiago da Guarda, não faltarão as artes e ofícios de outrora, os habituais cortejos, danças, teatro, música, e os comes e bebes nas lendárias ‘tabernas’.
“As pessoas saem cada vez mais de casa e procuram estes eventos também pela vertente da gastronomia, pelo que é uma parte fundamental. Envolvemos quatro colectividades culturais que apresentarão aos visitantes ementas do tempo dos romanos”, refere a autarca.
Cristina Bernardino destaca ainda a quinta edição das ‘Romaníadas’, “jogos lúdicos nos quais queremos envolver todas as freguesias e não apenas a de Santiago da Guarda. No domingo à tarde vamos ter as freguesias a competir numa espécie dos antigos Jogos sem Fronteiras”.
“Aqui serão os jogos sem fronteiras de freguesia, sempre muito divertidos, com muito espírito de equipa”, realça a vereadora, notando que, inclusivamente, “há um prémio para a melhor claque, a freguesia que trouxer mais gente para dar força e aplaudir”.
Visitas gratuitas ao Complexo Monumental
Amanhã (7), a abertura das tabernas está marcada para as 19h00, seguida do cortejo romano e de uma noite com muito teatro, danças e músicas, encerrando o dia com o espectáculo de fogo “A celebração dos Deuses”.
O domingo (8), o evento promovido pela Câmara Municipal de Ansião reabre portas pelas 10h30, prologando-se dia fora com teatro, artes circenses, acampamento romano, teatro, dança e música, para além das já referidas ‘Romaníadas’. O programa culmina com novo espectáculo de fogo pelas 21h30.
Durante os dois dias do Forum Romano as visitas ao Complexo Monumental são gratuitas, com o intuito de o promover e de lhe “dar visibilidade, porque é um património que vale a pena conhecer”.
“É uma riqueza muito grande para Santiago da Guarda e para o concelho de Ansião termos esta riqueza aqui, é um monumento de que nos orgulhamos muito e que queremos continuar a mostrar a quem nos visita”, frisa Cristina Bernardino.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM