Alvaiázere prepara com afinco a 20.ª edição do festival gastronómico que eleva a “rei da festa” o chícharo. Será de 4 a 6 de Outubro que o ‘Alvaiázere Capital do Chícharo’ promete atrair milhares de visitantes ao concelho, num evento que potencia uma das grandes marcas locais.
“Alvaiázere Capital do Chícharo é uma marca muito forte que nos acompanha e, felizmente, já por todo o país vamos sendo reconhecidos por esta peculiaridade que é termos associada a nós esta luminosa fantástica e um pouco desconhecida, embora agora já nem tanto”, refere o presidente da Câmara, João Paulo Guerreiro.
O autarca lembra que “há 22 anos, com dois de interrupção devido à pandemia, que Alvaiázere promove e se promove com esta com esta luminosa associada, num feliz ideia que tiveram os alvaiazerenses nesses primórdios de fazer um festival gastronómico diferente do que havia na região e que conseguiu rapidamente afirmar-se como um evento diferenciador e com muita capacidade de gerar aqui sinergias, atrair pessoas e dar aos alvaiazerenses também mais um momento de convívio, de união, que tem funcionado de uma forma fantástica”, elogia.
“Temos todos os ingredientes para uma receita de sucesso”, destaca Guerreiro, salientando que a crescente procura tem contribuído para “tornar o festival mais sólido e manter uma contínua aposta em garantir actividades que consigam atrair muita gente e proporcionar um fim-de-semana animado”.
Oito associações concelhias dinamizam tasquinhas e espaços gastronómicos dedicados à degustação de pratos onde o chícharo assume o papel principal, o mesmo acontecendo em cerca de duas dezenas de restaurantes locais que se associam ao evento.
Além da promoção dos sabores típicos de Alvaiázere, o festival serve ainda de espaço de valorização dos produtos endógenos da região de Sicó, artesanato e velharias, contando com cerca de 90 expositores.
O Alvaiázere Capital do Chícharo contempla também exposições, espectáculos, concertos, passeios turísticos de ‘buggy’, passeio de bicicletas antigas, passeio de clássicos, ‘showcooking’, ‘trail’ e caminhada, concurso de montras e animação de rua.
Na animação musical, toda de entrada livre, na sexta-feira (dia 4), Bárbara Bandeira e Wilson Honrado sobem ao palco, cabendo no dia seguinte (5) a vez ao grupo Karetus. Os históricos GNR encerram os espectáculos, no domingo (6), com um concerto no Parque Multiusos de Alvaiázere, onde decorre todo o evento.
“O festival Alvaiázere Capital do Chícharo tem este ano um cartaz que julgamos muito bem conseguido, para atrair gente e dar a ouvir músicas e sonoridades para todas as idades, para todos os gostos, com muita qualidade”, realça o presidente da Câmara.
Para a autarquia, “desde 2003, o chícharo tem sido celebrado como símbolo da identidade gastronómica local, e este festival consolida-se como uma plataforma de valorização e promoção das tradições alvaiazerenses”. “Achamos que este ano isso não vai fugir à regra”, preconiza João Paulo Guerreiro.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM