O Município de Soure foi reconhecido pela Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), como uma das três autarquias nacionais premiadas em ex-aequo, pela participação no projecto “O Mar Começa Aqui”. Nazaré e Vale de Cambra foram as outras duas autarquias galardoadas.
A distinção decorre no âmbito do programa Eco-Escolas, numa iniciativa que incentiva as escolas do concelho a participar. A edilidade recebeu também uma distinção no âmbito do projecto “Muros com Vida”.
De acordo com a autarquia, “estes projectos visam educar sobre a preservação dos ecossistemas, da biodiversidade e da qualidade da água, através da pintura de sarjetas, e de muros, destacando que as águas pluviais arrastam resíduos nocivos que acabam por atingir o mar”.
No que diz respeito ao projecto “O Mar Começa Aqui”, no total, participaram dos projectos 13 escolas e instituições do concelho, cujos alunos pintaram as sarjetas ao redor dos seus recintos escolares e sedes. “Esta acção não só demonstra um enorme empenho, mas também teve um impacto significativo na conscientização ambiental das populações locais”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Soure.
Para Mário Jorge Nunes, “este é um contributo importantíssimo das crianças do primeiro ciclo e do pré-escolar que frequentam estes estabelecimentos de ensino”. Afinal, “é na escola e junto das famílias que tudo começa, e é aqui que uma nova geração de cidadãos pode vir a consciencializar-se de que no futuro temos que produzir muito menos resíduos, temos que reciclar, reutilizar e temos que reduzir esse consumo e a utilização de equipamentos”.
O autarca sourense considera que “o empenho e a criatividade demonstrados pelos nossos alunos e instituições foram excepcionais”, pelo que “este reconhecimento nacional é uma prova do nosso compromisso com a educação ambiental e a preservação do meio ambiente,” afirma.
“Este sucesso é de todos nós. Cada sarjeta pintada é um lembrete visível da importância de proteger nossos recursos hídricos,” acrescenta, dando conta de que os trabalhos podem ser apreciados presencialmente nas sarjetas próximas às escolas e instituições participantes.
O projecto “O Mar Começa Aqui!” continua a ser uma iniciativa elementar para a educação ambiental em Soure, uma vez que promove uma mudança positiva sobre a importância da preservação do nosso planeta.
Galardão ECOXXI
A par disso, o Município de Soure foi, também, distinguido com o Galardão ECOXXI, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, que reconhece as melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal.
Mário Jorge Nunes frisa “muito orgulho e satisfação em ver que o Município de Soure se encontra entre os municípios mais sustentáveis do país, particularmente, por vermos reconhecidos os resultados de opções de gestão que têm procurado e conseguido alcançar avanços significativos nas mais variadas dimensões”. O autarca salienta que “este reconhecimento traduz-se num estímulo e contributo para nos mantermos ainda mais empenhados na concretização de políticas e estratégias que garantam o desenvolvimento sustentável do nosso concelho”.
Recorde-se que esta é segunda vez que a autarquia é distinguida com este galardão, sendo que a primeira menção ocorreu em 2021. Já a pensar no futuro, o autarca revela que “somos um dos 62 municípios a nível nacional que já apresentámos candidatura para 2024”, remata.
ANA LAURA DUARTE
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM