A região de Alitém volta a animar-se, no final deste mês, com a habitual Mostra Gastronómica, nesta que é já a sua 22.ª edição. O evento decorre de 23 a 25de Agosto, em Santiago de Litém, e promete muito fervor, bailes populares e tasquinhas. Dinamizado pela União das Freguesias de Santiago, São Simão de Litém e Albergaria dos Doze, o certame alia a gastronomia, o artesanato e a animação para atrair público de toda a região Centro.
Para os mais distraídos o evento, que realiza-se rotativamente, ano após ano, pelas três sedes das antigas freguesias que compõem a actual União, proporciona três dias de festa, onde o principal objectivo é “promover as raízes e cultura local”, através da dinamização de várias actividades, garante a edilidade, presidida por Manuel Nogueira Matos. Aliada à tradição, o desejo de “promover e a divulgar o que de melhor se faz na nossa terra a nível gastronómico, cultural, social e musical” continua a mesma.
A divulgação das tradições gastronómicas e culturais é o grande ponto forte deste evento, que terá na zona das tasquinhas o local mais povoado. No total são quatro os espaços onde vai ser possível apreciar os melhores sabores, como os tortulhos, o carneiro, além do bacalhau ou dos grelhados, preparados com todo o cuidado pelas associações da União de Freguesias, que estão encarregues de dinamizar o espaço.
Para a sessão solene de abertura das festividades, agendado para 23 de Agosto, está já marcada a inauguração do Mercado de Santiago de Litem, assim como das obras de remodelação do rés-do-chão do edifício da junta, na mesma localidade. No que diz respeito à animação, está prevista a actuação do Cavaquinho Cajados de Litém, baile com a banda Nova Imagem e a primeira noite termina ao som do DJ PP.
Para o sábado (24), as tasquinhas abrem portas pelas 12h00. A tarde faz-se com animação de rua, a cargo de Drama e Beiço. Segue-se a actuação dos alunos da Escola de Música da União das Freguesia. A noite é animada pela banda MOV e termina com o set de Vitor Jorge.
No último dia de festividades, a manhã inicia-se com uma caminhada, organizada pelo Dinoclube, que abre o apetite para mais uma visita à área de restauração. A tarde é animada pelo grupo Kumpanhia Algazarra e o certame encerra com o grupo de concertinas Sons de Sicó.
Sem esquecer que durante todo o evento está disponível o tradicional comboio turístico para passeios pela freguesia, parece uma boa ‘desculpa’ para reunir amigos e familiares em redor da mesa…
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM