“O Bodo é uma oportunidade única em que nos reunimos para relembrar as nossas raízes, homenagear os nossos antepassados e renovar os laços de amizade e solidariedade que fortalecem a nossa comunidade”, destacou Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, durante a sessão solene de abertura das seculares Festas do Bodo, que se realizaram em Pombal, entre 25 e 30 de Julho. O evento contou como a presença da ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.
A ocasião foi aproveitada pelo autarca pombalense para destacar projectos em curso, como o investimento de 800.000 euros em duas novas creches no Grou e em Assanha da Paz. Anunciou a inauguração do Parque Verde do Louriçal, que se “realiza brevemente” e o início da obra de prolongamento do corredor ribeirinho ao longo do rio Arunca até Vermoil, um percurso de 10 quilómetros para pedestres e ciclistas.
Pedro Pimpão também revelou o lançamento do projecto do Parque Verde Urbano de Pombal, com mais de 60.000 metros quadrados, um “sonho antigo da comunidade”. Além disso, informou sobre a inauguração da requalificação da Zona Industrial de Abiul na próxima semana e a submissão de uma candidatura de 4,6 milhões de euros para ampliação da Zona Industrial da Guia, no âmbito do PT2030.
Diante da ministra da Juventude e Modernização, o autarca, destacou, ainda, a importância do desenvolvimento de competências nos jovens, oferecendo-lhes oportunidades de envolvimento na região.
Por sua vez, Margarida Balseiro Lopes elogiou Pombal pelos apoios prestados às famílias, jovens casais e juventude, enfatizando a importância do papel dos municípios e o suporte que a autarquia oferece aos casais que desejam arrendar casa e os incentivos à natalidade, afirmando que a presença dos jovens é essencial para as empresas locais.
A ministra abordou as preocupações do concelho, como a necessidade de funcionamento da Unidade de Internamento de Cuidados de Convalescença no Hospital Distrital de Pombal, e garantiu que “o Estado Central tem de fazer a sua parte e o Ministério da Saúde e das Finanças estão a acompanhar para que possa abrir e para que possamos usar estes recursos que precisamos tanto”. Além disso, confirmou um investimento, no âmbito do PRR, para requalificação do troço do IC2, entre Meirinhas e Pombal, com início previsto para Outubro.
Na cerimónia de abertura, realizada a 26 de Julho, a ministra considerou “fascinante” a maneira como pombalenses vivenciam o evento, elogiando o reencontro dos emigrantes com suas famílias e terras nesta época.
Após a sessão, Margarida Balseiro Lopes inaugurou o Pombal Cowork, um espaço “diferenciador” que visa acolher nómadas digitais ‘freelancers’, trabalhadores em regime de teletrabalho e criar novas oportunidades para os jovens.
ANA LAURA DUARTE
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM