21 de Março de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela: PSD festejou 50 anos já a cheirar a ambiente pré-eleitoral

4 de Agosto 2024

O PSD Penela homenageou os seus fundadores e os autarcas municipais e de freguesia do período democrático num jantar comemorativo dos 50 anos do partido que juntou mais de 400 pessoas e contou com a presença do antigo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

“Quisemos recordar a coragem, a consistência e a fidelidade de cada um desses nossos companheiros que marcaram a nossa vida comum”, afirmou o líder da concelhia laranja, Paulo Júlio, sobre os que já partiram, deixando um repto aos ainda presentes para que não desistam dos jovens e da democracia. “Não desistam de estarmos juntos por Penela, pelas nossas vilas e aldeias, pelas nossas pessoas, porque a política só vale a pena, se dermos aos outros, se tivermos empatia, se sentirmos o que é nosso, os nossos recursos, as nossas competências e as nossas ambições”, destacou.

Na sua intervenção, o líder social-democrata concelhio criticou ainda o desempenho do executivo socialista que governa o município, lembrando que “em 2021, os penelenses foram seduzidos por uma retórica de que era preciso mudar. Eram promessas de seguro de saúde para cada um de nós, eram estradas, era ‘estalar dedos’ e apareciam casas pintadas e urbanizações novas, foi um desfiar de promessas que criou uma expectativa e que levou à mudança, para além de um circuito de emails anónimos e de política de baixo nível”.

“O que todos sentimos é uma enorme desilusão face a todas as ilusões que nos criaram e que levaram muitas pessoas a querer mudar”, afirmou Paulo Júlio, incitando os presentes à união “para mudar esta falta de visão, esta falta de voz política, esta inconsistência de actuação, enfim, este alheamento total da vida das pessoas e esta falta de sensibilidade de sentir o que é nosso”.

Reafirmando a notícia já antes avançada pelo TERRAS DE SICÓ, de que não será candidato à Câmara em 2025, o gestor assegurou que o PSD vai trabalhar para que os penelenses “voltem a ter auto-estima e voltem a acreditar, que é possível fazer muito melhor, que é possível voltar a confiar, que há uma estratégia para os próximos 10 anos, como já houve no passado”.

A Pedro Passos Coelho, Paulo Júlio deixou uma mensagem: “Deixe-nos dizer que Portugal precisa muito de si, precisa da sua coragem, do seu conhecimento e da sua visão. Precisamos de si na vida pública”, reforçou. Recorde-se que o antigo líder social-democrata tem sido apontado como uma possibilidade para protagonizar, à direita, uma candidatura à Presidência da República em 2026.

Por seu turno, o ex-primeiro-ministro acusou os governos liderados por António Costa de, durante oito anos e meio, andarem “a empurrar [os problemas] com a barriga”, exemplificando com o “caos na saúde”, e incentivou o actual executivo da AD a “não ter medo de errar” e a tomar decisões estruturais, “projectos de médio e longo prazo”, e não apenas “a pensar no dia-a-dia”.

Os deputados Maurício Marques e Martim Syder, o líder distrital de Coimbra do PSD, Paulo Leitão, o antigo governador civil de Coimbra, Jaime Ramos, e diversos autarcas e ex-autarcas, bem como membros de estruturas concelhias da região marcaram presença no jantar que decorreu no pavilhão multiusos de Penela.

LUÍS CARLOS MELO

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM