O Município de Condeixa recebeu, recentemente, um Diploma de 4 estrelas do Selo de “Município Amigo da Juventude” no IV Encontro da Rede de Municípios Amigos da Juventude, que decorreu no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures.
No IV Encontro da Rede de Municípios Amigos da Juventude, promovido pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) com o apoio do Município de Loures, estiveram presentes cerca de 250 participantes, entre os quais presidentes e vereadores de autarquias de Portugal Continental e das ilhas, técnicos municipais e jovens, que demonstraram a importância que os municípios a que pertencem atribuem à promoção de políticas locais de juventude. Para além da abordagem dos novos desafios para a participação juvenil no poder local e da partilha de boas práticas municipais, este encontro teve também como objectivo o reconhecimento do trabalho dos 178 municípios que integram a Rede de Municípios Amigos da Juventude através da entrega da Bandeira e do Selo de “Município Amigo da Juventude”.
A Rede de Municípios Amigos da Juventude, fundada pela FNAJ em 2020 e que conta actualmente com 178 municípios inscritos, é uma plataforma de contacto que pretende impulsionar a implementação de políticas de juventude estruturantes, sustentáveis e articuladas com a estratégia e com a visão dos jovens. Esta rede, que é pioneira na sua criação, assenta em três eixos, que são as estratégias de políticas de juventude, as boas práticas municipais e as sinergias de políticas locais de juventude.
Neste sentido, a Bandeira e o Selo de “Município Amigo da Juventude”, atribuídos pela Rede de Municípios Amigos da Juventude da FNAJ, têm como objectivo distinguir os municípios com medidas e com políticas reconhecidas para os jovens e para as suas organizações, bem como a sua responsabilidade para com as gerações futuras enquanto fonte de inspiração e de boas práticas para todos os municípios portugueses.
O presidente da Câmara Municipal de Condeixa, Nuno Moita da Costa, afirma que este reconhecimento” é um estímulo tanto para os jovens do município como para a própria Camara Municipal que vê reconhecido o trabalho e o esforço que tem vindo a ser feito em prol dos mais novos. São inúmeras as iniciativas municipais que podemos destacar ao longo dos últimos anos. Ainda assim é um trabalho inacabado. Se tivesse de enumerar um factor decisivo para a vida pública actual não hesitaria em assumir o papel dos jovens como fulcral”.
Também o vereador da Juventude da Câmara Municipal de Condeixa, Carlos Canais, que esteve a representar o Município de Condeixa neste IV Encontro da Rede de Municípios Amigos da Juventude promovido pela FNAJ, salienta que “a promoção de políticas locais de juventude é bastante importante para dar a conhecer alguns projectos, para reconhecer o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e para ficar a par dos novos desafios e das novas necessidades dos jovens”.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM