As gentes de Avelar continuam a caminhar cerca de três quilómetros até à paragem de transportes públicos em Venda das Figueiras, no concelho de Penela, se quiserem outras opções de horário nas deslocações para Coimbra. Em cima da mesa está uma proposta para ajustar os autocarros que partem de Pontão (Ansião), passando por Avelar antes de seguir para o concelho penelense, tornando os circuitos mais atraentes e benéficos para a população.
Actualmente, Avelar possui dois horários de transporte para Coimbra, e retorno, durante os dias úteis, no entanto, a Junta de Freguesia de Avelar procura aumentar para cinco o número de transportes diários, em cada um dos percursos, Avelar – Coimbra e Coimbra – Avelar, como forma “das pessoas se puderem ajustar da melhor maneira aos muitos compromissos que mantêm com a cidade de Coimbra, quer ao nível da saúde, quer ao nível das questões académicas” e laborais.
Contudo, Fernando Inácio Medeiros, presidente da Junta, admite que “são as questões administrativas” entre a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC) e a de Leiria (CIMRL) que “dificultam essa alteração”, dando conta de que a Câmara de Ansião já desenvolveu contactos com aquelas entidades no sentido de “clarificar a situação”. Porém, o autarca mostra-se descontente, uma vez que “a resolução do problema do início e fim do circuito ser na Venda das Figueiras não parece ser, para já, possível de alterar”.
O presidente da Junta de Avelar regista a explicação técnica por parte da CIMRC, relativamente à situação da linha das Vendas das Figueiras (Penela), de que se trata de “uma linha intermunicipal gerida pela CIM Região de Coimbra (linha 7403), e que está incluída no concurso público da Região de Coimbra, que está em fase final de contratualização. Passar esta linha de intermunicipal, para inter-regional, por forma a incluir Pontão/Avelar na origem/destino da mesma obriga a alterar o contrato inter-administrativo celebrado entre a CIMRL e CIMRC”.
Fernando Inácio Medeiros garante ao TERRAS DE SICÓ que a Junta vai “continuar a tentar ultrapassar esta situação injusta e penalizadora para as pessoas e para as empresas transportadoras, que face à existência de uma fronteira entre as CIM, situada no limite da freguesia de Avelar com a freguesia da Cumeeira, no concelho de Penela, vemo-nos limitados na utilização de mais outras três oportunidades”.
Questionado sobre a situação, o presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, garante que o executivo “já iniciou negociações no sentido de encetar este prolongamento” e esperam-se “resultados em breve”. Desta forma, o autarca espera que “em Setembro, terminado o período de pausa de Verão, a situação esteja resolvida”, com um “entendimento de ambas as comunidades intermunicipais da região”, para que a empresa de transportes possa “alargar o circuito de passagem das carreiras”, que afirma ser uma “importante aspiração dos residentes” de Avelar.
Carregamento de viaturas eléctricas em espera
O presidente da Junta de Avelar, Fernando Inácio Medeiros, solicitou, no passado mês de Abril, a instalação de dois pontos de carregamento de viaturas eléctricas na freguesia, no entanto o autarca lamenta “ainda não ter mais novidades relativamente a esta situação”.
De acordo com o responsável, “o Avelar é uma vila que augura sempre ter o maior número possível de serviços, não só para utilização dos seus cidadãos, mas também para quem cruza a nossa freguesia, que fica localizada junto a uma importante intersecção rodoviária – IC8 e A13”.
Face ao exposto, sendo uma intenção do executivo e “prevista que está no orçamento municipal, só tenho que ir relembrando o presidente da Câmara de Ansião, para perceber quando se concretiza o investimento, que segundo a análise que temos concretizada sobre o assunto poderiam ser instalados, um nos estacionamentos da Praça Costa Rêgo e o outro na entrada de Avelar, junto à rampa de saída do IC8, numa qualquer localização próxima, nomeadamente no Parque Manuel II”, reforça.
ANA LAURA DUARTE
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM