19 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere: Programa de voluntariado reabilita quatro habitações

3 de Agosto 2024

Quatro habitações do concelho de Alvaiázere estão, por estes dias, a ser alvo de “grandes intervenções” de reabilitação, no âmbito do programa de voluntariado intensivo ‘Camp In’, dinamizado pela Just a Change.

Duas casas de habitação na freguesia de Pussos São Pedro, uma na de Alvaiázere e outra na de Pelmá vão ficar ‘como novas’, graças às intervenções em curso.

A Just a Change é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que, com a ajuda de voluntários, se dedica à reabilitação de casas de pessoas que vivem em situação de pobreza habitacional em Portugal, “sem condições dignas, seguras e confortáveis”.

Durante o Verão, realiza o programa ‘Camp In’, com a duração de 15 dias em cada localidade, onde reabilita várias casas em simultâneo, num trabalho “em contra-relógio”.

“Estamos pela primeira vez em Alvaiázere e realizamos este trabalho com voluntários e com o apoio de entidades locais, como a Câmara Municipal, quer financeiro, quer logístico”, adianta Constança Vasconcelos Dias, da Just a Change.

As reparações tanto podem ir da simples substituição de uma banheira por um poliban, “para as pessoas terem maior mobilidade”, até intervenções “mais profundas, como a reparação de telhados, instalação completa de casas de banho ou mudança de janelas”. No caso de Alvaiázere, cujos trabalhos devem estar concluídos este fim-de-semana, tratou-se de “grandes intervenções” nas quatro habitações, numa operação de reabilitação que envolveu cerca de 35 pessoas.

Os voluntários, recrutados através de uma inscrição online, são acompanhados em cada obra por “um técnico profissional de construção civil que orienta, forma e ajuda esses mesmos voluntários a que façam um bom trabalho”, explica Constança Dias.

A selecção das casas a intervencionar é feita em articulação com as autarquias, que sinalizam as necessidades.

“Fazemos questão que os beneficiários estejam muito presentes na intervenção e, dentro das possibilidades, sejam activos na reabilitação das suas casas”, salienta a responsável, referindo ser a primeira vez que a Just a Change trabalha no território de Sicó.

Fundada em 2010, sediada em Lisboa e com um pólo no Porto, aquela IPSS já reabilitou mais de 450 casas, impactando a vida de mais de 10.000 beneficiários e mobilizando mais de 20.000 voluntários nacionais e internacionais.

“O balanço da nossa actividade é muito positivo. Este ano vamos reabilitar mais de uma centena de casa. Estamos a ter cada vez maior margem para poder intervir. Temos tido cada vez mais voluntários e a sorte de termos uma rede de parceiros, de empresas, muito forte e bem estabelecida que nos apoia”, realça ao TERRAS DE SICÓ Constança Vasconcelos Dias.

Com o lema ‘Reabilitamos casas, reconstruímos vidas’, para a Just a Change, uma habitação digna é muitas vezes o ponto de partida para uma nova vida, por isso trabalha para “devolver a dignidade habitacional aos mais necessitados”.

Depois de Alvaiázere, seguem-se, nas próximas duas semanas, reabilitações no município de Óbidos.

LUÍS CARLOS MELO

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM