“As Festas do Bodo são a principal montra de Pombal”, considera o presidente da Câmara Municipal, numa altura em que a cidade se veste de gala para receber mais uma edição daqueles seculares festejos.
O evento decorre de 25 a 30 de Julho e promete muita animação, desporto e cultura, sem esquecer a tradição, os momentos de celebração religiosa ou a mostra económica, onde se destaca a actividade do tecido empresarial e económico do concelho, artesanato, instituições de solidariedade, colectividades desportivas e culturais.
Matias Damásio, ProfJam, Fernando Daniel são alguns dos artistas que prometem abrilhantar as seculares Festa do Bodo, o que para o autarca demonstra “que estamos perante um cartaz atractivo” de umas festas “feita pelas pessoas, com as pessoas e para as pessoas”.
Assim, os festejos arrancam a 25 de Julho com a banda D.A.M.A., prosseguindo a animação da noite com os DJ’s Kid Loco e Los Mystérios e NS. No dia seguinte (26), actua Fernando Daniel, após a participação da pombalense iolanda, vencedora do Festival da Canção RTP e representante de Portugal na Eurovisão. A noite prolonga-se com Wilson Honrado e DJ Bagunçada.
O espectáculo de sábado (27), protagonizado por Matias Damásio, inicia-se com a sonoridade de Catraia, tendo o fado, a guitarra portuguesa, os tambores e as marchas populares como os ingredientes de todas as melodias. Seguir-se-ão os DJ’s Mello e Xandi.
No domingo (28), o palco fica a cargo de Profjam e dos DJ´s Angel & Mc Fubu e Villager, enquanto no dia seguinte, segunda-feira (29), actua Vando Barros antes do “cabeça de cartaz” Rui Veloso. O resto da noite será animada pelos DJ’s Kiss Kiss Bang Bang e Vito.
No último dia (30) das Festas do Bodo, dedicado à Diáspora, numa iniciativa de aproximação à comunidade emigrante, sobe ao palco Xico à Portuguesa, o popular artista Toy, os DJ’s Cazé e Lino F.
Se a animação está assegurada no Largo do Arnado, o mesmo parece acontecer em pleno Jardim do Cardal, que recebe mais uma edição do ‘Bodo Antigo’, e onde se realiza, na noite de domingo (28), o tradicional Festival de Folclore, com a presença confirmada do Grupo Folclórico de Vila Verde (Braga), do Rancho Folclórico Os Camponeses de Malpique (Santarém), Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros Arrimal (Porto de Mós), do Grupo de Biscarrosse (França) e do anfitrião, Rancho Típico de Pombal.
E como não há Festas do Bodo sem um pezinho de dança, na Pérgola há animação todas as noites, com bailes de Verão, a cargo de Big Jovem, Síncopa, André Cardoso, Artur João e Ângelo Miguel e Anabela.
No que diz respeito à cultura, o Museu Marquês de Pombal acolhe, na segunda-feira (29), a apresentação do primeiro de 50 volumes da “Obra Completa Pombalina”.
Segundo a edilidade, esta é “uma obra científica que expõe toda a produção escrita do Marquês de Pombal, mostrando o espólio documental de um dos estadistas que mais marcaram a história nacional”.
“Trata-se de um volume dedicado aos Escritos da Inglaterra (1738-1739), coordenado pela investigadora Ana Leal Faria”, adianta, explicando que a obra foi desenvolvida no âmbito do projecto Pombal Global, coordenado pelos historiadores José Eduardo Franco, Pedro Calafate e Viriato Soromenho Marques.
Bodo é… ‘criançada’, associativismo e desporto
A pensar na pequenada, a organização dos festejos preparou “uma programação temática repleta de brincadeira, animação e imaginação, a pensar em todas as crianças que dão um brilho especial às festas”. Assim, surge mais uma vez o Bodo dos Pequeninos, este ano dedicado à arte circense, com diversas actividades onde os mais novos podem brincar aos ‘Jogos do Hélder’, fantasiar-se com pinturas faciais e aventurar-se nos insufláveis, para os mais arrojados, há também a oportunidade de experienciar uma verdadeira aventura de ‘air bungee’. No que toca à economia, “estamos a preparar vários espaços, onde é esperada a presença mais de 120 expositores, essencialmente empresas e produtores locais, que terão uma oportunidade para promoverem os seus negócios, produtos e serviços”, destaca o autarca Pedro Pimpão, dando ênfase à “presença de diversas instituições e associações concelhias que podem apresentar a todos os visitantes o trabalho e actividades que desenvolvem”. No que diz respeito ao desporto, mantém-se a realização, na tarde de sábado (27) a Prova do Bodo, denominada de Corrida João Faria, figura emblemática de Pombal, que se a saúde assim o permitir participará no evento. Espaço, ainda, para mais uma edição da Corrida das Farturas e da Caminhada do Bodo.
ANA LAURA DUARTE
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM