12 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Carriço receia destruição de mancha florestal com projectos fotovoltaicos

5 de Julho 2024

“O Osso da Baleia é a praia natural mais bonita de Portugal” pelo que “merece a nossa maior atenção”, destaca o presidente do município de Pombal, Pedro Pimpão, enquanto anuncia que o executivo camarário está a “trabalhar para continuar a dotar este espaço de um novo apoio de praia completo, que vai representar um investimento municipal de 700.000 euros”.

No decorrer da tradicional cerimónia do hastear das bandeiras, Pedro Pimpão deu conta de que “apesar do rigoroso Inverno, que deixou marcas enormes de erosão costeira, trabalhámos incessantemente para garantir as condições de fruição da praia, que é Praia Acessível que pode ser usufruída por todos”.

O evento realizou-se a 28 de Junho, cerca de três semanas depois da abertura oficial da época balnear naquela praia dourada. Para além da Bandeira Azul, hasteada pelo 21.º ano consecutivo, foram também içadas a bandeira de Praia Acessível e de Praia com Qualidade de Ouro.

Durante o evento, Pedro Silva, presidente da Junta de Freguesia do Carriço, afirmou que apesar de estarem asseguradas “todas as condições para que esta época balnear decorra de forma tranquila, com segurança, alegria e boa disposição”, relembrou que “ainda existe um caminho a percorrer”, nomeadamente no que diz respeito à “dinâmica turística a nível nacional”.

Para o autarca “essa aposta é cada vez mais importante, a aposta no turismo e no empreendedorismo”, uma vez que “esta praia é uma referência, não só a nível regional, mas já uma referência a nível nacional”.

Região fustigada

Desta forma, Pedro Silva relembra a importância dos fundos comunitários, como Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para alavancar projectos que impulsionam o desenvolvimento, “não só nas sedes de distrito, ou nas grandes cidades”. Afinal, “esse dinheiro é nosso e tem que ser distribuído por todos os municípios”, reitera.

Ainda durante a sua intervenção, Pedro Silva recordou que a região foi fustigada, “em 2017 com os incêndios e no ano seguinte, em 2018, com a tempestade Leslie”, e que ao longo dos últimos anos tem havido uma “aposta muito grande na área da protecção civil, e na área da defesa da floresta”, de forma a preservar “este que é o nosso pulmão”, e por isso “espero enquanto cidadão, e enquanto autarca, que em termos de fustigação, que estes projectos dos painéis fotovoltaicos não venham destruir a nossa mancha florestal”, assegura.

No decorrer da cerimónia foram ainda entregues os prémios aos vencedores do concurso “Mensagens de Sensibilização Ambiental”, dinamizada pela Unidade de Ambiente do Município de Pombal, no âmbito do Programa Bandeira Azul 2024 este ano sob o mote “O Mar Precisa de Líderes: a praia é a tua causa”, que envolveu 32 instituições do concelho, recebeu 168 trabalhos elaborados por 1209 crianças, jovens, professores e seniores do concelho de Pombal. Todos os trabalhos ficarão expostos na Praia do Osso da Baleia, durante a época balnear.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM